Rui Car
27/10/2020 14h40 - Atualizado em 27/10/2020 14h41

Volta às aulas em SC: Escola estadual e unidades privadas retomam atividades presenciais

Escola em Botuverá foi a única estadual a receber estudantes para apoio pedagógico. Unidades privadas no Vale do Itajaí e em Chapecó tiveram retorno nesta segunda-feira (26)

Assistência Familiar Alto Vale
Escola estadual em Botuverá teve retorno de atividades presenciais nesta segunda (Foto: SED/Divulgação)

Escola estadual em Botuverá teve retorno de atividades presenciais nesta segunda (Foto: SED/Divulgação)

Delta Ativa

Uma escola de Botuverá, no Vale do Itajaí, foi a primeira da rede pública estadual a retomar atividades presenciais durante a pandemia. Nesta segunda-feira (26), a Escola de Educação Básica Padre João Stolte recebeu duas turmas de estudantes do segundo e do terceiro ano do ensino médio que participaram de apoio pedagógico. As atividades remotas na rede estadual continuam.

 

Na rede privada de ensino, escolas particulares de Blumenau e de Balneário Camboriú reabriram nesta segunda-feira, assim como em Chapecó.

 

Os municípios fazem parte das regiões da Foz do Rio Itajaí, Alto e Médio Vale do Itajaí, e Oeste classificadas como em Alto Risco para Covid-19, conforme o mapa da matriz de risco para Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Na atualização, o Estado aparece em uma situação melhor (Foto: Secretaria de Estado de Saúde/Divulgação)

Na atualização, o Estado aparece em uma situação melhor (Foto: Secretaria de Estado de Saúde/Divulgação)

 

O retorno é autorizado em unidades localizadas em regiões em risco alto ou moderado para Covid-19, conforme o monitoramento, mediante a homologação do plano de contingência da escola pelo Comitê Municipal.

 

Comitês municipais definiram planos

 

Atividades de apoio pedagógico foram liberadas em escolas localizadas em região com alto ou moderado risco para Covid-19 — Foto: Secretaria de Estado da Educação

Atividades de apoio pedagógico foram liberadas em escolas localizadas em região com alto ou moderado risco para Covid-19 (Foto: Secretaria de Estado da Educação)

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED), comitês municipais foram responsáveis por deliberar sobre os planos de cada escola da rede pública e privada a partir das regras previstas no Plano de Contingência da Educação de Santa Catarina (PlanCon), documento elaborado em conjunto por mais de 15 entidades.

 

 

Nesta terça-feira (27), está prevista a reabertura das escolas EEB Max Tavares do Amaral e EEB Santos Dumont, de Blumenau. As duas são estaduais.

 

O cronograma determinado pela Secretaria de Educação prevê a retomada gradual das atividades presenciais até o sexto ano do ensino fundamental nas unidades estaduais.

 

Na rede estadual, as equipes das escolas entram em contato com os familiares dos alunos chamados para participar do Apoio Pedagógico. Segundo a SED, a escolha dos estudantes autorizados a voltar presencialmente foi feita a partir de avaliações nos Conselhos de Classe.

 

Escola de Botuverá, no Vale do Itajaí, reabriu nesta segunda-feira para apoio pedagógico de estudantes selecionados — Foto: Secretaria de Estado da Educação

Escola de Botuverá, no Vale do Itajaí, reabriu nesta segunda-feira para apoio pedagógico de estudantes selecionados (Foto: Secretaria de Estado da Educação)

 

 FONTE: G1 SC

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares