24/06/2020 08h22

Vendaval pode atingir Santa Catarina na manhã de hoje

Defesa Civil de Santa Catarina acompanha em nível de observação e pode emitir alertas por SMS para regiões atingidas, caso necessário

PUBLICIDADE
Fonte: ND Mais

Fonte: ND Mais

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Rajadas de vento de até 70 km/h podem atingir as regiões Meio-Oeste, Oeste e Extremo Oeste do Estado, a partir do final da manhã desta quarta-feira (24). De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o fenômeno pode se estender ao longo de toda a tarde.

 

O órgão estadual acompanha o evento em nível de observação (o mais baixo), mas pode emitir alertas por SMS para as possíveis regiões afetadas caso a situação se agrave.

 

A direção do vento é do quadrante noroeste/norte e, embora a velocidade seja alta, deve acontecer na forma de rajadas e não de forma constante.

 

Já no site do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o aviso de vendaval apresenta perigo potencial, com baixo risco de queda de galhos de árvores.

 

A previsão do órgão indica ocorrência entre o meio-dia e a meia-noite desta quarta-feira (24) e inclui o Litoral Sul catarinense na área de abrangência do fenômeno.

 

Tornado há duas semanas

 

Recentemente, as regiões do Meio-Oeste e Extremo-Oeste foram atingidas por vendavais e temporais, causados por um tornado. O fenômeno foi registrado no dia 10 de junho e atingiu 27 municípios. Apenas em Belmonte e Descanso, quase 500 casas foram destelhadas.

 

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A melhor opção é procurar um local abrigado e ficar longe de janelas.

PUBLICIDADE