Rui Car
07/05/2020 09h02 - Atualizado em 07/05/2020 09h03

Veja a nota do Hospital de Trombudo Central sobre o caso de Coronavírus

O Hospital Trombudo Central traz informações para que se possa entender a fim de esclarecer

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O Hospital Trombudo Central divulgou uma nota esclarecendo o caso de coronavírus na cidade, a paciente é uma colaboradora do Hospital.

 

Leia a nota:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

 

O Hospital Trombudo Central traz informações para que se possa entender a fim de esclarecer para nossos familiares e a população de modo geral.

 

Nossa colaboradora apresentou inicialmente sintomas que não se caracterizavam com Síndrome Gripal, mas ao longo do período de afastamento foi revelando sintomas que fizeram pensar em coronavirus e então a necessidade de fazer o teste para que não voltasse ao trabalho sem ser esclarecida a situação. Feito o teste no dia 04-05-20 e acionado o Serviço de Vigilância Epidemiológica, que orientou manter o afastamento para tempo de 14 dias desde o início dos sintomas, assim como todas as pessoas que mantiveram contato maior. A colaboradora está bem, já completamente recuperada, nenhum contactante mais próximo teve até o dia do teste qualquer sintoma, muito menos os colegas de trabalho ou pacientes do Hospital Trombudo Central, ela voltará em breve ao trabalho de acordo com a orientação da Vigilância Epidemiológica baseado nas Notas Técnicas e Diretrizes do Ministério da Saúde Federal e Estadual.

 

Isso mostra a necessidade de estarmos todos aprimorando os cuidados com o uso de máscara, lavagem de mãos ou uso de álcool em gel, mantermos o distanciamento entre um e outro, assim como os ambientes arejados, pois os sintomas iniciais do coronavirus são muitas vezes atípicos, exigindo o uso de todos os métodos preventivos e protetivos no combate contra a pandemia.

 

Fazemos questão de esclarecer que a colaboradora não viajou previamente ao desenvolvimento dos sintomas, e sim enquanto em afastamento sob diagnóstico que aparentava outra condição clínica, a mesma foi para a casa de seus familiares enquanto se recuperava. Então, seu contágio aconteceu na cidade de Trombudo Central em função da exposição social que todos estão expostos, já que a transmissão do vírus está no estágio de transmissão comunitária.

 

Também, que enquanto atuou até o desenvolvimento dos sintomas usou todos os Equipamentos de Proteção Individual de acordo com os protocolos de boa prática laboral, além de exercer todo o cuidado na prevenção de contágio estabelecido dentro do ambiente hospitalar; da mesma forma todos os profissionais que atuam em nossa instituição independente da área de trabalho. O cuidado no proceder laboral sempre reforçado/orientado e cobrado entre todos os colaboradores atua diminuindo muito a possibilidade de transmissão entre colegas de trabalho e para os pacientes. De forma semelhante se orienta a sociedade usar máscaras comuns, manter distanciamento social, lavar as mãos ou usar álcool em gel, que evitam que a pessoa contamine outros onde esteja. Isto porque todas as pessoas são consideradas suspeitas de transmitir quando o contágio está na fase comunitária, mesmo não tendo sintomas.

 

A Instituição Hospital Trombudo Central está atenta ao cuidado preventivo entre seus colaboradores e pacientes frente ao enfrentamento do Covid-19 e está disponível para esclarecimentos junto à comunidade para quem presta serviço.

 

Dr. Doriano Venturini, Diretor Técnico do Hospital Trombudo Central.

Justen Celulares