Rui Car
10/11/2020 08h38

UTI/Covid do Hospital Regional Alto Vale poderá continuar funcionando

O presidente da Fusavi, Osmar Peters, vai falar sobre o assunto em coletiva de imprensa às 10h da manhã de hoje (10)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O Secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, assegurou na última sexta-feira (06), ao Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, que a UTI/Covid pode continuar funcionando mesmo depois do prazo do encerramento da habilitação, com pagamento assegurado.

 

WhatsApp Image 2020-11-06 at 06.16.35

 

 

Entenda

 

A direção da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, gestora da instituição, reunida na última quinta-feira (05), manteve a decisão anterior de desativar os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva, que desde o dia 27 de julho estava recebendo exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A medida se tornou necessária tendo em vista que não houve uma manifestação de quem arcaria com o pagamento das diárias daqui em diante.

 

O contrato de habilitação com o Ministério da Saúde, pelo prazo de três meses encerrou no dia 31 de outubro, mas o hospital decidiu prorrogar por contra própria até a sexta-feira (06). Com isso os leitos estariam desativados a partir da zero hora de sábado (07).

 

O presidente da Fusavi, Osmar Peters, colocou que a pretensão é que os leitos continuassem habilitados até 31 de dezembro, como já ocorre com hospitais, considerados como estratégicos. “Sem perspectivas de quem pagará a conta de agora em diante, decidimos pela desativação de todos”. Peters observou o custo da diária, definido pelo Ministério da Saúde, é de R$ 1,6 mil, com a UTI estando ou não ocupada. “Como a média é de três semanas não podemos bancar até mesmo porque o Estado empurra para o Município, que transfere a responsabilidade para o Estado”. “A Fusavi cumpriu a sua parte atendendo durante 103 dias, ou seja 13 a mais do previsto pela portaria”.

 

O presidente da Fusavi, Osmar Peters, vai falar sobre o assunto em coletiva de imprensa às 10h da manhã de hoje (10). 

 

WhatsApp Image 2020-11-06 at 06.16.35 (1)

 

FONTE: COM INFORMAÇÕES DO HOSPITAL REGIONAL ALTO VALE

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares