Rui Car
23/11/2020 11h05

Tráfico de animais silvestres em SC motiva operação da polícia em 11 cidades do Estado

Operação Bioma cumpre 25 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão

Assistência Familiar Alto Vale
Pássaros encontrados na Glória, Região Sul de Blumenau (Foto: Polícia Civil, Divulgação)

Pássaros encontrados na Glória, Região Sul de Blumenau (Foto: Polícia Civil, Divulgação)

Delta Ativa

Grupos que atuam no tráfico de animais silvestres em Santa Catarina foram alvos de uma operação da Polícia Civil do Estado na manhã desta segunda-feira (23). Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão e o objetivo é desarticular a quadrilha que atua na retirada principalmente de pássaros da fauna para abastecer o comércio ilegal. Durante o cumprimento dos mandados, dezenas de aves foram localizadas pelos agentes.

 

A Operação Bioma ocorreu em ao menos 11 cidades de Santa Catarina: Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Penha, Timbó, Guabiruba, Biguaçu, Antônio Carlos, Tijucas e Joinville. No Rio Grande do Sul, a ação da Civil foi nas cidades de Arroio Grande e Rio Grande. Já em São Paulo, o trabalho foi deflagrado em Osasco e na capital.

 

Estavam na mira da Polícia Civil comerciantes irregulares, intermediadores, caçadores, pessoas que fomentavam a venda ilegal e também encarregados em falsificar anilha e documentação — materiais de identificação de pássaros e que permitem o monitoramento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

 

Em nota, a polícia disse que o comércio ilegal de animais silvestres “trata-se de um mercado altamente nocivo à fauna brasileira, que movimenta volumosos valores, atrai aqueles que pagam para ter animais e aves raras a qualquer custo” e diz que esse mercado perde “apenas para a movimentação financeira do tráfico de drogas e de armas”.

 

 

Em Blumenau, um mandado foi cumprido no bairro Glória, na Região Sul, onde foram apreendidos cerca de 40 pássaros de espécies diferentes, além de redes e equipamentos que são utilizados para a captura de animais. Os envolvidos poderão responder por crimes de associação criminosa, maus-tratos a animais, caça de espécies da fauna silvestre, falsidade documental entre outros crimes.


POR: AUGUSTO ITTNER / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares