Rui Car
05/11/2020 10h27

Série “Prefeitos de Taió”: Walter Schmitz (UDN)

De 01/10/1954 à 30/09/1959

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Estamos há 10 dias de decidir o novo prefeito da cidade de Taió e a Rádio Educadora traz ao amigo internauta um pouco da nossa história, relembrando os prefeitos que administraram nosso município nestes mais de 71 anos de emancipação político-administrativa. A série “Prefeitos de Taió”, trará dados sobre a gestão destes prefeitos, frisando os principais feitos de cada um deles para o desenvolvimento da cidade de Taió. Os dados históricos têm como base o livro “Das Clareiras da Barra do Tayó – Um Registro da Nossa Oralidade Histórica”, do professor Fiorelo Zanella. 

 

Ao todo, foram 20 mandatos, divididos entre 17 candidatos diferentes (alguns foram reeleitos).

 

Hoje falaremos sobre as principais ações do governo de Walter Schmitz (UDN). Ele assumiu o comando do município em 01 de outubro de 1954. Um de seus primeiros atos foi abrir o crédito especial de Cr$ 159.787,00 para João Bertoli, que anos atrás havia adiantado dinheiro para o Município construir a Ponte Roberto Machado. A lei 161, de 14 de dezembro de 1954, tornou-se interessante pelo fato de proibir o trânsito de veículos de tração motora e animal no centro da cidade durante dias de chuva, com exceção dos veículos que transportavam leite e pessoas doentes. Na ocasião, foram instalados portões nas divisórias da cidade de Taió com os municípios vizinhos. Estes portões eram fechados 10 minutos após o início da chuva, impedindo que pessoas entrassem na cidade, e só voltavam a serem abertos quando as estradas estivessem em boas condições de uso.

 

Walter foi o responsável por abrir a estrada de acesso à Salete através da ponte que hoje leva o seu nome: a rua Albert Kindel, ao lado do Clube 25 de Julho. Em 1955 criou o Conselho Consultivo de Taió, que tinha como objetivo discutir assuntos de interesse da população em geral, com sugestões sendo encaminhadas à Câmara de Vereadores. 

 

Schmitz ainda adquiriu o terreno do Cemitério Municipal, do posto de saúde e do posto de puericultura, macadamizou estradas municipais e da zona rural, adquiriu um caminhão, uma motoniveladora e construiu várias pontes. Durante seu mandato procurou obter recursos para a realização de várias obras. 

 

Sua gestão foi bem analisada pela população da época. Deixou o comando da prefeitura em 30 de setembro de 1959, sendo substituído por Ingo Hosang.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Obs: Ao reproduzir este conteúdo, favor creditar para: Rádio Educadora 90.3 FM / Portaleducadora.com

Justen Celulares