Rui Car
06/11/2020 15h45

Série: “Prefeitos de Taió”: Moacir Bertoli (PSD)

De 01/10/1964 à 31/01/1966

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Estamos há 09 dias de decidir o novo prefeito da cidade de Taió e a Rádio Educadora traz ao amigo internauta um pouco da nossa história, relembrando os prefeitos que administraram nosso município nestes mais de 71 anos de emancipação político-administrativa. A série “Prefeitos de Taió”, traz dados sobre a gestão destes prefeitos, frisando os principais feitos de cada um deles para o desenvolvimento da cidade de Taió. Os dados históricos têm como base o livro “Das Clareiras da Barra do Tayó – Um Registro da Nossa Oralidade Histórica”, do professor Fiorelo Zanella. 

 

Ao todo, foram 20 mandatos, divididos entre 17 candidatos diferentes (alguns foram reeleitos).

 

Hoje falaremos um pouco sobre a administração de Moacir Bertoli, um dos prefeitos mais jovens a assumir o cargo. No dia da sua posse, em 01 de outubro de 1964, tinha 25 anos de idade. Bertoli assumiu a prefeito eleito pela Câmara de Vereadores por indicação de Celso Ramos, então Governador de Santa Catarina. No mesmo ano, executou obras de saneamento e destinou recursos para várias obras, inclusive para a manutenção das estradas. Inclusive, fez o planejamento de todas as vias do município, cujas obras foram continuadas pelos prefeitos seguintes: Hercílio Anderle, August Hinrich Purnhagen e Harry Leopoldo Gomes.

 

Foi nesta época que foi realizado o nivelamento da rua Cel. Feddersen desde as imediações do atual Posto Lima até a EEB Luiz Bertoli. Os investimentos para deixar a cidade mais bonita foram muitos. Ainda na principal rua da cidade, Bertoli construiu os meios-fios e calçadas em vários pontos. 

 

Moacir Bertoli construiu várias escolas durante o seu mandato, muitas delas em parceria com o Governo do Estado. Durante sua gestão foi inaugurada a agência do antigo Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) e requereu a vinda da agência do Banco do Brasil.

 

Uma das principais ações do seu governo foi a construção da ponte Celso Ramos, nas imediações do atual prédio da Prefeitura de Taió, obra construída também com auxilio do Governo do Estado. O próprio governador, que dá nome a ponte, esteve presente em sua inauguração no ano de 1965.

 

Ainda em sua gestão, substituiu os postes de madeira da cidade por postes de concreto, além de várias obras ligadas ao setor de energia elétrica, como a extensão de várias redes de alta tensão.

 

Seu mandato terminou em 31 de janeiro de 1966, passando o comando da cidade às mãos de Hercílio Anderle. Bertoli seria reeleito prefeito quatro anos depois. 

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Obs: Ao reproduzir este conteúdo, favor creditar para: Rádio Educadora 90.3 FM / Portaleducadora.com

Justen Celulares