Como forma de dar continuidade ao calendário tradicional de capacitações a Secretaria de Educação de Rio do Sul (Seduc) oferece uma série de capacitações gratuitas para servidores da secretaria. Esta é uma maneira de se apropriar de temáticas sobre: saúde, qualidade de vida e também qualificação profissional.
“Devido à pandemia estamos adiantando cursos que seriam ofertados no decorrer do ano letivo. Por isso foram reformulados para a metodologia online”, explica a diretora de Gestão Pedagógica, Cíntia Franz. Podem se inscrever professores, monitores, auxiliares de serviços gerais, Pead e pedagogos.
A modalidade de capacitação a distância será mantida durante todo período de isolamento social. “A cada semana haverá cursos que permanecerão disponíveis para acesso por meio de plataforma da própria da secretaria”, comenta a secretária da Seduc, Janara Mafra. A escolha dos temas fica a cargo de servidores do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) e equipe pedagógica da Seduc. “São várias temáticas voltadas para professor, servidor, estudante e criança. Os próprios servidores indicam as necessidades de acordo com o cotidiano escolar”, enumera Janara.
A diretora explica que esta é uma ação que garante “assessoria pedagógica, além de possibilitar que o servidor se mantenha atualizado sobre as novas tecnologias”. Toda semana terá assuntos variados. Assim que concluída a pandemia estuda-se a possibilidade de que as atividades sejam continuadas de forma presencial. Os cursos são destinados exclusivamente aos servidores da Seduc. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3531-1100 ou obter mais informações com o próprio diretor de cada unidade de ensino.
Temas que estarão disponíveis a partir do dia sete de maio:
– Esclarecimentos sobre autismo
– Educação socioemocional no contexto escolar
– Importância da alimentação saudável na infância
– Falando sobre registro automático da memória e roda das emoções
– Características dos indivíduos com DPAC
– Desvio Fonológico Evolutivo
– Desenvolvendo habilidades: Movimento de pinça e óculo manual
– Estratégias para sala de aula: Controle Inibitório
– Consciência Fonológica: Segmentação da palavra na frase
– Gerenciando as emoções através da expansão de consciência