Rui Car
07/03/2020 20h21

SC registra primeira morte por febre amarela em humano de 2020

Homem de 42 anos não havia tomado vacina contra a doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina confirmou, na manhã deste sábado (7), a primeira morte por febre amarela em humano de 2020 no estado, em Balneário Camboriú. O paciente não tinha registro de vacina contra a doença, de acordo com a Secretaria.

 

O homem, de 42 anos, começou a apresentar os sintomas no dia 27 de fevereiro e procurou atendimento médico no dia 2 de março, data da morte, conforme a Secretaria de Saúde.

 

O paciente transitava entre as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. A região está sendo investigada pela área técnica como o local provável de infecção.

 

A vítima não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), de acordo com a Secretaria.

 

Em 2019, dois homens morreram em Santa Catarina após contraírem a doença. A primeira morte foi registrada em março, em um homem de 36 anos, morador da localidade de Pirabeiraba, em Joinville. A segunda, no mês de junho, em um homem de 40 anos, morador de Itaiópolis, também no Norte do estado.

 

A Secretaria de Saúde afirmou que nenhum dos dois tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

 

Em 2020, foram registradas 11 mortes de macacos pela doença. Três em Blumenau, duas em Pomerode, duas em São Bento do Sul, uma em Gaspar, uma em Indaial, uma em Timbó e uma em Jaraguá do Sul.

 

Outras 122 mortes de primatas estão sendo investigadas. De acordo com a Secretaria de Saúde, os materiais foram colhidos e estão em fase de análise.

 

Info G1 SC

A vacinação, distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a única forma de prevenir a doença. A Secretaria de Saúde reforçou que todos os moradores do estado com idade acima de 9 meses devem procurar as unidades de saúde para serem imunizados.

 

Casos confirmados

 

O estado tem outros seis casos de febre amarela em humanos confirmados no estado neste ano. Dois deles são em Pomerode, um em Indaial, um em São Bento do Sul, um em Blumenau e um em Jaraguá do Sul. De acordo com a Secretaria da Saúde, todos os pacientes são homens jovens e sem registro de vacina.

Justen Celulares