Rui Car
06/04/2021 18h22 - Atualizado em 07/04/2021 08h35

SC confirma primeiro caso de reinfecção por Coronavírus

Paciente é de Lages e foi infectado em setembro do ano passado e em fevereiro deste ano

Assistência Familiar Alto Vale
(Foto: Diórgenes Pandini / DC)

(Foto: Diórgenes Pandini / DC)

Delta Ativa

primeiro caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina foi confirmado nesta terça-feira (06), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O paciente tem 30 anos, mora em Lages, na Serra Catarinense, e não tem histórico de viagens. 

 

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC), o homem foi infectado pela primeira vez em setembro do ano passado e reinfectado em fevereiro deste ano. As duas contaminações foram atestadas pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, através de exame laboratorial.

 

Na primeira infecção, ainda conforme a Dive-SC, foi identificada a linhagem B.1.1.28, enquanto que, na segunda, se verificou a linhagem P.1, conhecida como a variante brasileira.

 

Este é considerado o primeiro caso de reinfecção confirmado no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

 

Até o momento, foram notificados 35 casos de reinfecção em Santa Catarina. Desses, 21 foram descartados, um está confirmado e outros 13 aguardam resultado.

 

São declarados casos suspeitos de reinfecção aqueles indivíduos com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada.


POR: CLARISSA BATTISTELLA – DIÁRIO CATARINENSE / NSC TOTAL 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares