Rui Car
24/11/2020 14h42

Santa Catarina tem alerta para vendaval com rajadas de até 70 km/h

Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes que devem atingir parte do Estado entre esta terça (24) e quarta-feira (25); há também avisos de calor intenso e baixa umidade do ar

Assistência Familiar Alto Vale
Litoral de Santa Catarina tem previsão de ventos fortes que podem chegar ate 70 km/h (Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND)

Litoral de Santa Catarina tem previsão de ventos fortes que podem chegar ate 70 km/h (Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND)

Delta Ativa

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para rajadas de vento que devem atingir o Estado entre esta terça (24) e quarta-feira (25).

 

O órgão também fez alertas de calor intenso e baixa umidade relativa do ar no mesmo período.

 

As rajadas de vento estão previstas a partir do meio-dia desta terça, até 18h de quarta-feira. A principal área atingida é toda a faixa do Litoral Sul, até parte da Grande Florianópolis, conforme o mapa abaixo:

 

Defesa Civil emitiu alerta de ventos fortes em parte do Estado (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

 

Os ventos podem ser moderados e persistentes, de quadrante nordeste, chegando até 70 km/h na região entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

 

Em casos de ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, janelas, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

 

Calor intenso e baixa umidade

 

Do outro lado do Estado, o alerta da Defesa Civil é para temperaturas altas e tempo seco.

 

Durante esta terça e quarta-feira, a previsão do órgão indica calor intenso com máximas variando entre 35°C e 38°C no Oeste catarinense.

 

Além disso, nas áreas do Extremo-Oeste até parte do Meio-Oeste e Planalto Sul, a condição é de umidade relativa do ar abaixo de 30% (amarelo no mapa) e até 20% (laranja no mapa) em alguns pontos:

 

Baixa umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20% em algumas áreas do Oeste nos próximos dias (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

 

Em dias de temperaturas muito altas, a Defesa Civil indica que se procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

 

Também é recomendado que não deixe crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo; minimize exposições diretas ao sol; vista roupas folgadas e de cores mais claras e cuidado com a hidratação, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos.

 

Em caso de baixa umidade relativa do ar, deve-se evitar atividades físicas entre 12h e 15h e umedecer os ambientes com vasilhas de água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.


FONTE: ND+


Justen Celulares