Rui Car
26/11/2020 16h09 - Atualizado em 26/11/2020 16h10

Santa Catarina tem 84,3% dos leitos de UTI ocupados e 12 hospitais superlotados

Boletim epidemiológico do governo estadual indica situação grave no Meio-Oeste e Serra e no Planalto Norte e Nordeste; governadora fala em "momento delicado"

Assistência Familiar Alto Vale
Taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública do Estado (Foto: SES/Divulgação/ND)

Taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública do Estado (Foto: SES/Divulgação/ND)

Delta Ativa

Dos 1.455 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede pública de Santa Catarina, 1.208 estão ocupados, deixando 225 ainda livres. Assim, o índice de ocupação está em 84,3%.

 

A situação é mais grave no Meio-Oeste e Serra catarinense (90,10%) e no Planalto Norte e Nordeste (88,57%).

 

Em seguida, estão as regiões Sul (88,48%), Vale do Itajaí (85,32%), Grande Oeste (85,07%) e Grande Florianópolis (77,08%). A menor taxa de ocupação é da região Foz do Rio Itajaí (74,55%). Os dados são do boletim epidemiológico, atualizado na manhã desta quinta-feira (26).

 

A maioria dos internados, 677, são em virtude de outras enfermidades, enquanto a Covid-19 deixa 531 pacientes em tratamento intensivo.

 

Atualmente, 12 hospitais estão com superlotação: 

 

  • – Hospital Divino Salvador, em Videira;
  • – Hospital Hélio Anjos Ortiz, em Curitibanos;
  • – Hospital Maicé, em em Caçador;
  • – Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages;
  • – Hospital Bethesda, em Joinville;
  • – Hospital Sagrada Família, em São Bento do Sul;
  • – Hospital São Braz, em Porto União;
  • – Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra;
  • – Maternidade Darcy Vargas, em Joinville;
  • – Hospital São Donato, em Içara;
  • – Hospital Bom Jesus, em Ituporanga;
  • – Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama.

 

Somente no Hospital São Braz e na Maternidade Darcy Vargas, onde só há leitos neonatal, não há nenhum paciente com coronavírus.

 

Agravamento da pandemia

 

A governadora interina, Daniela Reinehr, comentou sobre o agravamento da pandemia em vídeo divulgado nesta quarta-feira (25). Segundo ela, o Estado vive um “momento delicado”, e ressaltou a aquisição de insumos e equipamentos para atender a população.

 

Reinehr abordou ainda a habilitação e prorrogação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19, destacando o pedido para que os hospitais mantenham os leitos existentes, sob a garantia do custeio pelo Estado.

 

Na tarde desta quarta, o colunista do ND+Moacir Pereira, falou sobre a autorização recebida pela governadora do Ministério da Saúde para a prorrogação de 95 leitos de UTI com o objetivo de atender pacientes com coronavírus.

 

Estão prorrogados convênios desde o dia 18 de novembro. Os recursos liberados são da ordem de R$ 7,2 milhões. As últimas habilitações, contemplam 10 leitos para ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

 

4,9 mil novos casos de Covid-19 em 24h

 

Santa Catarina teve 4.933 casos da Covid-19 nesta quarta-feira, chegando a um total de 337 mil confirmações desde o início da pandemia. No mesmo dia, o Estado também sofreu uma mudança drástica no mapa de risco.

 

Anteriormente, eram três regiões em Estado gravíssimo, o mais crítico na escala; agora são 13. A atualização também indica que três regiões estão em nível grave, marcadas com a cor laranja. São elas Extremo Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio Itajaí.

 

O novo coronavírus causou 3.561 óbitos no Estado até esta data. A taxa de letalidade atual é de 1,06%.


FONTE: ND+


Justen Celulares