Rui Car
13/11/2019 12h11 - Atualizado em 13/11/2019 11h18

Santa Catarina registra o menor número de latrocínios dos últimos 12 anos

De janeiro a novembro deste ano foram registrados 26 casos de roubo seguido de morte no estado

Assistência Familiar Alto Vale
Oeste Mais

Oeste Mais

Delta Ativa

O estado catarinense registrou entre os dias 1º de janeiro e 11 de novembro deste ano o menor índice de roubo seguido de morte em 12 anos, após uma semana sem nenhuma ocorrência desse crime no estado. Os dados foram apresentados pelo Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial em seu Boletim Semanal. Até agora foram confirmados 26 casos de latrocínio em 2019.

 

Em comparação com o mesmo período de 2018, houve uma queda de 12 casos, mais de 30% de redução em relação aos 38 latrocínios registrados em 2018.  Em 2017, no mesmo período, foram contabilizadas 52 ocorrências.

 

De acordo com o comandante geral da PM e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, uma nova avaliação dos indicadores de criminalidade em Santa Catarina foi feita e uma tendência que vem desde o início do ano foi confirmada. Houve a redução dos principais indicadores: homicídios, mortes violentas em geral, roubos, com destaque especial para os números de latrocínios, uma modalidade criminosa que está sob o controle no estado. A cada mês Santa Catarina apresenta números melhores e concorre hoje com os melhores índices da década.

 

O Boletim Semana também evidenciou a brusca queda no número de homicídios, muito abaixo do registrado no último ano. Até agora foram 574 casos contra 682 no mesmo período de 2018, quase 16% a menos nas comparações.

 

Ainda segundo Gomes Júnior, o Estado fortalecerá ainda mais as estratégias de preparação para o verão. As operações serão intensificadas, a inteligência já está repassando informações para garantir uma temporada segura. O trabalho será de forma integrada, em um esforço do Governo, para fazer deste o verão mais seguro de Santa Catarina.

Justen Celulares