Rui Car
14/05/2020 08h29

‘Santa Catarina é um exemplo para o Brasil na gestão dessa crise’, diz Moisés

Atualmente o Estado possui 3.828 casos confirmados e 73 óbitos. Número de recuperados ultrapassou 2,1 mil

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou o número de casos de Covid-19 em Santa Catarina na noite desta quarta-feira (13). São 3.828 casos confirmados da doença e 73 óbitos. Do total de pacientes confirmados, 2.132 são considerados recuperados e 1.623 têm a doença ativa. 

 

Atualmente o Estado possui 123 pessoas internados em UTI entre confirmados e suspeitos. Destas, 68 respiram com ajuda de ventilação mecânica. A ocupação de leitos SUS reservados para Covid-19 é de 19,5%. 

 

Em recuperação, 300 pacientes já tiveram alta da UTI desde o início da pandemia. Segundo a Secretaria, a média de permanência nos leitos de UTI é de 14,2 dias. 

 

O vírus já chegou a 163 municípios catarinenses. A lista é puxada por Florianópolis (407), Blumenau (356), Chapecó (354), Joinville (273), e Criciúma (225). 

 

“As coisas não estão voltando ao normal. […] Daqui para frente, se nós perdermos os hábitos, flexibilizarmos a questão da segurança, a responsabilidade com as pessoas, nós podemos ter um agravamento da crise”, disse o governador Carlos Moisés da Silva. 

 

“Nós não podemos colocar em risco tudo que construímos até aqui. Santa Catarina é um exemplo para o Brasil na gestão dessa crise”, acrescentou, durante coletiva de imprensa. 

 

Transporte coletivo

 

Moisés comentou a aprovação pela Assembleia Legislativa de Projeto de Lei que torna essencial o transporte coletivo municipal e intermunicipal. Afirmou que vai sancionar o projeto, mas a liberação da atividade dependerá de portaria específica que regulamente as regras do setor. 

 

Fonte: RCN

Justen Celulares