Rui Car
11/06/2021 14h13

Retomada de eventos em SC terá regras especiais contra Covid-19; veja detalhes

Reunião de grupo que discute medidas para criação de protocolo foi realizada nesta quinta-feira (10)

Assistência Familiar Alto Vale
Primeiro show com distanciamento social do mundo foi realizado no Reino Unido, em agosto de 2020 (Foto: The Sun / Reprodução)

Primeiro show com distanciamento social do mundo foi realizado no Reino Unido, em agosto de 2020 (Foto: The Sun / Reprodução)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A criação de um protocolo que visa à retomada de eventos avança em Santa Catarina. Entre as medidas, estão o rastreamento e a notificação de casos de Covid-19 entre os participantes.

 

Nesta quinta-feira (10), o comitê que discute as medidas, formado pela Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), além de representantes de entidades do segmento, se reuniram mais uma vez, mas de forma virtual.

 

A empresa responsável pela plataforma de rastreabilidade que está em contratação pela Santur foi apresentado ao grupo.

 

A realização de eventos-testes foi anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL) como uma possibilidade para o segundo semestre, já que a vacinação tem avançado no Estado, com previsão para vacinar toda a população adulta até o fim de outubro de 2021.

 

primeiro show com distanciamento social e medidas contra Covid-19 durante a pandemia foi realizado no Reino Unido, em agosto de 2020.  Cerca de 2.500 pessoas se reuniram para assistir à apresentação.

 

Como funcionará a rastreabilidade

 

A Smart Track, empresa de Florianópolis, apresentou detalhes de como funcionará a plataforma que estará conectada ao “Evento Seguro”, durante a retomada das atividades do setor no Estado.

 

Pela plataforma, o usuário que estiver presente em um evento realizará um “check-in” e, conectado diretamente com a SES, será notificado caso tenha estado próximo de alguém positivado com a Covid-19.

 

Ainda em processo de contratação, a empresa realizará, com o segmento de eventos e também a Santur e a SES, os ajustes necessários para o aperfeiçoamento até o momento dos eventos-testes.

 

“Estamos avançando de forma conjunta, como deve ser, com todos os cuidados possíveis. Estamos juntos da Saúde e, em breve, com a UFSC [Universidade Federal de Santa Catarina], para nos cercar o máximo possível durante esses eventos-testes”, comentou o presidente interino da Santur, Renê Meneses.

 

“Essa é uma prioridade da Santur e também do governador Carlos Moisés, que deseja retomar esses eventos para beneficiar o turismo e também a nossa economia”, completou.

 

Além disso, um Termo de Cooperação será formalizado pelo governo do Estado para poder contar com a expertise científica da UFSC, ao longo de todo o processo dos testes: pré, durante e pós.

 

De acordo com o governo, a realização dos eventos-testes depende do panorama da pandemia em Santa Catarina. Ao todo devem ser cinco testes: um congresso, um evento cultural, uma feira, um jantar e uma atividade esportiva.

 

Entenda os protocolos

 

Dentro das exigências do protocolo ainda em formulação, estão previstas  a obrigação da comprovação da vacina, apresentação do exame antígeno nas 24 horas anteriores ao evento, o uso de máscara (N-95 ou PFF2), a assinatura de termo de consentimento, distanciamento (que pode variar de acordo com o evento) e teste antígeno pós-evento.

 

Veja os presentes no encontro

 

Além da Santur, da SES e da Vigilância Epidemiológica do Estado, estiveram presentes diversas entidades. Confira:

 

 – Abeoc-SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos);

 – Abrape-SC (Associação Brasileira de Promotores de Eventos);

 – Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios);

 – Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina;

 – Floripa Convention/Fortur;

 – Abrasel-SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes);

 – Senac;

 – Fecomércio-SC;

 – Abraceo (Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor).


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

 

Justen Celulares