Rui Car
12/05/2020 08h23 - Atualizado em 12/05/2020 08h38

Queda de fio de média tensão ocasiona incêndio em vegetação nativa no Alto Vale

Após 5 horas, em terreno íngreme, com turfas e muito fechado, foi possível controlar as chamas

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na manhã desta segunda-feira (11), a guarnição do Corpo de Bombeiros, deslocou-se até a localidade de Estrada Geral Molungu, no Município de Vidal Ramos. No local foi constatado um incêndio em vegetação ocasionado por queda de um fio de média tensão em vegetação nativa e com solo com material orgânico seco. A CELESC foi acionada em apoio.

 

Após a CELESC verificar que o local estava seguro, a guarnição utilizou na fase inicial e próxima a estrada cerca de 2 mil litros de água para conter as chamas.

 

Após a fase inicial a guarnição subiu o terreno íngreme e com o auxílio de abafadores e soprador fez o combate para evitar que o fogo se propagasse para uma área de preservação ambiental adjacente.

 

Após 3 horas, em terreno íngreme, com turfas e muito fechado, foi possível controlar as chamas. Mas devido ao vento, brasas e a vegetação estar muito seca no local, havia chance de reignição e o solicitante foi informado.

 

Após o combate a CELESC conseguiu tracionar o fio de média tensão e arrumá-lo.

 

Logo após a guarnição chegar ao quartel, foi novamente chamada no mesmo local pois houve reignição. Novamente os focos foram extintos com auxílio de abafadores e soprador e na porção mais próxima à estrada o incêndio foi combatido com o auxílio do caminhão pipa do município.

 

A segunda etapa teve quase 2 horas de duração.

 

Área afetada cerca de 7 mil metros quadrados. As avaliações de melhores acessos no terreno e avaliação da propagação foram feitos com o auxílio de drone.

Justen Celulares