Rui Car
07/05/2020 11h05

Quatro Caminhões para perfuração de poços artesianos escondidos em Agronômica

Caminhões que seriam úteis para a região durante a estiagem estão parados há 3 anos, por quê?

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa
Uma polêmica envolvendo a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) gerou preocupação na população da região. Foi divulgado, recentemente, que a associação mantém quatro caminhões para perfuração de poços artesianos parados, há aproximadamente três anos. Esses veículos estavam em um galpão de uma empresa de Agronômica. Eles estavam cobertos e, nos últimos dias, foram colocados em uma área descoberta (pátio), gerando essa repercussão. As informações são do Portal Expresso.
 
 
O prefeito de Agronômica, César Cunha, disse em entrevista para uma rádio Amanda FM, que os veículos nunca foram utilizados. Ele explica que os caminhões foram conseguidos pela Amavi, mas, com a falta de mão-de-obra e equipamentos, não há condições de uso.  
 
 
Na época que esses veículos foram doados, a Amavi era presidida pelo prefeito de Rio do Oeste, Humberto Pessatti. O recebimento dos equipamentos foi assinado pelo presidente e também teve o aval do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa. A Amavi ainda não se posicionou sobre o caso.
 
 
No final de 2017, a Associação recebeu da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca os equipamentos de perfuração de poços artesianos para Associação. Desde então, a Amavi é a responsável pela perfuração de poços nos 28 municípios da região. Os kits de perfuração são compostos por perfuratrizes, ferramentas auxiliares e caminhões de apoio. O investimento para aquisição dos equipamentos foi do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), com contrapartida do Governo do Estado.
 
 
Vale frisar que esses veículos seriam de grande importância para os municípios que fazem parte da associação, principalmente em situações de estiagem, como a atual situação que todo o Alto Vale está vivenciando nesse momento.
 
 
A Amavi reúne os municípios de Agrolândia; Agronômica; Atalanta; Aurora; Braço do Trombudo; Chapadão do Lageado; Dona Emma; Ibirama; Imbuia; Ituporanga; José Boiteux; Laurentino; Lontras; Mirim Doce; Petrolândia; Pouso Redondo; Presidente Getúlio; Presidente Nereu; Rio do Campo; Rio do Oeste; Rio do Sul; Salete; Santa Terezinha; Taió; Trombudo Central; Vidal Ramos; Vitor Meireles e Witmarsum.
 
Fonte: Amanda FM/Portal Expresso
Justen Celulares