Rui Car
22/03/2020 17h12

Quase 3.500 profissionais de saúde contaminados na Espanha

A rápida disseminação do vírus desafia o sistema de saúde espanhol

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

As autoridades espanholas reconheceram neste domingo (22) que quase 3,5 mil dos infectados pelo novo coronavírus são profissionais da saúde. O número é cerca de 12% do total de casos de Covid-19 no país ibérico.

 

O representante do Ministério da Saúde a Espanha, Fernando Simón, disse em entrevista coletiva que dos mais de 28,5 mil positivos para coronavírus no país, 3.475 são profissionais do setor da saúde.

 

“Este é um grande problema para o sistema de saúde. São o grupo populacional de maior risco, isso é óbvio, e temos que assumi-lo” – Fernando Simón, diretor de emergências sanitárias da Espanha.

A rápida disseminação do vírus desafia o sistema de saúde espanhol, que enfrenta uma falta de capacidade de atendimento nas áreas mais afetadas, agravada pelas baixas entre os profissionais da saúde.

 

O governo anunciou no sábado a distribuição de meio milhão de máscaras adicionais para os profissionais e cerca de 800 mil para pacientes e a compra futura de outros oito milhões para profissionais do setor.

 

Aumento nas mortes

 

A Espanha teve um aumento de 30% no número de mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram registradas novas 399 mortes. Ao todo, são 1.725 mortes. O número de contaminados também subiu, mantendo o país como o terceiro mais atingido no mundo, atrás de China e Itália.

 

Na Itália, país com mais mortes por Covid-19 em todo o mundo, e mais de 42 mil confirmações de infecções pelo novo coronavírus, os profissionais da saúde também foram afetados.

 

Segundo o Instituto Nacional de Saúde da Itália (ISS), ao menos 4.826 trabalhadores entre médicos, enfermeiros e técnicos foram infectados pelo novo coronavírus, isso dá pouco mais de 9% de todas as pessoas infectadas no país pelo Covid-19 são profissionais de saúde.

Justen Celulares