Rui Car
20/11/2020 10h58 - Atualizado em 20/11/2020 14h06

PT e PSL nas mesmas alianças ajudaram a eleger três prefeitos em Santa Catarina

Em municípios do Sul e do Oeste do Estado, coligações ignoraram rivalidades e garantiram vitórias nas eleições municipais

Assistência Familiar Alto Vale
Nereu Borga (à esquerda) e o vice Pedrinho assumirão em janeiro como prefeito e vice de Salto Veloso, onde tiveram apoio do PT e do PSL (Foto: Reprodução/Facebook)

Nereu Borga (à esquerda) e o vice Pedrinho assumirão em janeiro como prefeito e vice de Salto Veloso, onde tiveram apoio do PT e do PSL (Foto: Reprodução/Facebook)

Delta Ativa

O que parecia improvável dois anos atrás aconteceu. E deu resultado. O PT e o PSL juntos, na mesma coligação, ajudaram a eleger três prefeitos em Santa Catarina nas eleições municipais 2020. Nas três situações, o feito foi costurado por candidatos do PP, que conseguiram unir do mesmo lado os principais antagonistas da política brasileira desde 2018. Eles mostram como as eleições municipais são mais pragmáticas e nem sempre ideologias ou bandeiras fazem a diferença para a solução de problemas práticos dos moradores.

 

Em Praia Grande, no Sul do Estado, Elisandro Pereira Machado (PP), o Fanica, venceu o rival Adelirio (MDB) com 52,47% dos votos. Na composição, Fanica tinha o suporte de PT, PSL, PDT, PODE, PL, PSD e PSDB. A coligação elegeu também 5 dos 9 vereadores da próxima legislatura.

 

Banner da campanha de Fanica, em Praia Grande, reforçando o apoio de partidos rivais à campanha dele

Banner da campanha de Fanica, em Praia Grande, reforçando o apoio de partidos rivais à campanha dele (Foto: Facebook/Reprodução)

Em Salto Veloso, Nereu Borga (PP) conquistou 51,83% dos votos e derrotou Pedro Sezi Silva (MDB), com o apoio do PSL e do PT, além de PL, PDT, MDB e PSD. A aliança também garantiu 5 dos 9 vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro.

 

Nereu Borga (à esquerda) e o vice Pedrinho comemoram eleição em Salto Veloso, onde tiveram apoio do PT e do PSL

Nereu Borga (à esquerda) e o vice Pedrinho comemoram eleição em Salto Veloso, onde tiveram apoio do PT e do PSL (Foto: Facebook/Reprodução)

Em Pinheiro Preto, no Oeste, a disputa foi mais acirrada e as alianças, mais enxutas. Ainda assim, Gilberto Chiarani (PP), o Beto, contou com o suporte de PSL, PT, PP e MDB para conquistar 42,2% dos votos, vencendo Marcia Bressan (PL) e Kelvin Brocardo (PSD). A Câmara de Vereadores da cidade terá 6 dos 9 eleitos para a próxima legislatura que fizeram parte da aliança de apoio ao novo prefeito.

 

Beto (PP) e o vice Dinho (MDB) agradecem os votos conquistados pela coligação que incluiu PT e PSL em Pinheiro Preto

Beto (PP) e o vice Dinho (MDB) agradecem os votos conquistados pela coligação que incluiu PT e PSL em Pinheiro Preto (Foto: Reprodução/Facebook)

A união entre PSL e PT nas eleições municipais não foi exclusividade de Santa Catarina. No Brasil, a combinação de siglas foi vista em 145 cidades no pleito deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

 

123358286_2116605205136513_3997957097957909477_o_3


POR: CRISTIAN EDELWEISS / DIÁRIO CATARINENSE – NSC


 Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares