Rui Car
09/11/2020 15h55

Professora de Rio do Sul cria polêmica ao dizer em aula que “Bolsonaro armou para matar Marielle”

A citação ao assassinato da então vereadora do Rio de Janeiro ocorreu durante uma explicação sobre violência política

Assistência Familiar Alto Vale
Professora de SC gera polêmica em aula online ao dizer que Bolsonaro armou para matar Marielle (Foto: Reprodução)

Professora de SC gera polêmica em aula online ao dizer que Bolsonaro armou para matar Marielle (Foto: Reprodução)

Delta Ativa

A fala de uma professora de redação durante uma aula online está causando polêmica em Rio do Sul. A professora explicava aos alunos o que é uma “violência política”, quando usou como exemplo que o presidente Jair Bolsonaro teria “armado para matar Marielle”.

 

A citação ao assassinato da então vereadora do Rio de Janeiro ocorreu durante uma explicação sobre violência política.

 

No trecho da aula que viralizou na internet, a professora começa falando sobre o atentado a faca contra o presidente – então, candidato – Jair Bolsonaro, em setembro de 2018, aparentemente respondendo à pergunta de um aluno.

 

“A facada que o Bolsonaro tomou foi uma violência política? Sim. Ô, [nome de aluno], na verdade o que aconteceu, a violência política, é praticada por políticos. O Bolsonaro levou uma facada? Levou. Foi uma violência? Foi, mas não foi praticada por políticos, foi um popular que fez, foi um civil que fez isso. Agora, o que o Bolsonaro armou, né, para matar Marielle Franco, ele sendo um político, matando uma outra política, isso sim é uma violência política. Entendeu o esquema?”, diz a professora no vídeo.

 

Fala gerou debate

 

A partir do comentário, alguns alunos fazem mais questionamentos e a professora segue a explicação, ainda utilizando os dois casos como exemplos.

 

A fala da professora levantou polêmicas e dividiu a comunidade nas redes sociais: há quem seja contra o comentário, e há quem defenda o trabalho dela, com elogios à atuação na sala de aula.

 

Contrapontos

 

Escola

 

A escola onde a professora trabalha se manifestou por meio de uma nota de esclarecimento. A unidade de ensino informou que quando soube dos fatos, iniciou procedimentos internos que estão em andamento e visam apurar a conduta da educadora e eventuais medidas necessárias.

 

A nota destaca ainda que a escola nunca teve receio de mostrar o que acontece nas salas de aula e enfatiza que “a liberdade de cátedra em momento algum pode ser confundida com posicionamentos pessoais”. Confira a nota completa:

 

Escola se manifestou sobre o caso por meio de nota (Foto: Reprodução)

 

 

Professora

 

A professora também se manifestou por meio de uma carta de retratação. Ela afirma que lamenta o trecho da aula, que foi retirado de contexto. Ela reconhece que a fala faz “grave acusação e imputa crime, sem comprovação, do caso Marielle ao Bolsonaro”.

 

Ela também pede desculpas pelo que chamou de “errada colocação verbal” e “por não ter deixado de forma clara que era uma hipótese”. Leia também a carta completa abaixo:

 

Professora também se manifestou por meio de carta após a polêmica (Foto: Reprodução)

 

 FONTE: ND+

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares