Rui Car
27/01/2021 16h23 - Atualizado em 28/01/2021 09h28

Primeiro caso de Febre Amarela é confirmado em Taió

Quem não se vacinou deve procurar a sala de vacina do ESF Vila Mariana ou da Secretaria de Saúde

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria de Saúde de Taió confirmou na tarde desta quarta-feira (27) o primeiro caso de Febre Amarela em humanos do Estado de Santa Catarina em 2021.  A mulher de 40 anos não tinha registro de vacina contra a doença e está internada em Blumenau.

 

A Secretaria informa ainda que quem não se vacinou deve procurar a sala de vacina do ESF Vila Mariana ou da Secretaria de Saúde, pois é muito importante que todos se vacinem, principalmente moradores das áreas rurais e próximos de área de mata.

 

Em 2020 a doença afetou três regiões de Santa Catarina e duas pessoas morreram. De acordo com o relatório da vigilância epidemiológica, 171 pessoas sentiram sintomas do vírus, destes, 17 casos foram confirmados. A região com maior número de pessoas infectadas foi o Vale do Itajaí, que teve 13 registros de contágio.

 

Febre amarela

 

A febre amarela pode levar à morte em uma semana, se não tratada rapidamente. A doença é transmitida por um mosquito. Em áreas de mata, o transmissor são insetos do gênero Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, é o Aedes aegypti.

 

Os sintomas da doença são:

 

  • – Início súbito de febre;
  • – Calafrios;
  • – Dor de cabeça intensa;
  • – Dores nas costas e no corpo;
  • – Náuseas e vômito;
  • – Fraqueza e cansaço;
  • – Dor abdominal;
  • – Pele amarelada.

 

Morte de macacos

 

No último mês, Braço do Trombudo emitiu um alerta para casos de Febre Amarela que já mataram mais de 25 macacos no reservado município de quase quatro mil habitantes. Atalanta foi outra cidade do Alto Vale que também teve mortes de macacos pela doença.

 

Com isso, a Vigilância Epidemiológica de Braço do Trombudo passou a visitar casas próximas ao local onde os animais foram encontrados. Assim, um mapeamento detalhado da região foi feito. A orientação dada aos residentes é que eles se vacinem contra a doença.  

 

Dentre os 25 primatas encontrados, a maioria estava em estado avançado de decomposição, o que impediu que seu material genético fosse coletado para exames mais detalhados. Apenas 11 foram investigados mais afundo. Quando o resultado do primeiro deles chegou, foi constatada a infecção por Febre Amarela.  

 

Porém, apesar disso, a Secretaria de Saúde de Braço do Trombudo informou que, até o momento, não há registros de pessoas infectadas com a doença. Mesmo assim, a entidade reforçou a importância e necessidade das pessoas se imunizarem contra a doença.  

 

No ano de 2020, 134 mortes de primatas foram confirmadas com Febre Amarela em Santa Catarina.

 

Os surtos de febre amarela também relembram um triste fato no Brasil. Por ignorância, muitas pessoas acabam agredindo e até mesmo matando os animais por acreditarem que eles são culpados pela doença. 


FONTE: SECRETARIA DE SAÚDE DE TAIÓ / AVENTURAS NA HISTÓRIA / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares