Rui Car
12/04/2021 14h17

Primeiro caso autóctone de Dengue em Aurora foi descartado

Resultado da contraprova foi negativo e veio na semana passada

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Delta Ativa
Um senhor de 50 anos, morador de uma localidade do interior de Aurora, apresentou sintomas de dengue no final do mês de março, a primeira coleta foi realizada e veio com o resultado positivo. Como o morador não havia viajado para áreas de proliferação do mosquito e da doença, e, próximo a residência dele haviam sido encontradas larvas do mosquito Aedes Aegpty, transmissor da dengue, a Vigilância Epidemiológica do Estado pediu que se fizesse uma nova coleta, havia suspeita de que esse poderia ser o primeiro caso autóctone de transmissão da doença, ou seja, a doença teria sido contraída no próprio município.
 
Segundo a enfermeira responsável pelo posto de saúde de Aurora, Ana Paula Sebold Zimmermman no município nunca foi encontrado mosquitos transmissores da dengue e sim larvas em locais com acúmulo de água, por isso não é considerado um município com infestação, e, esse protocolo de recoleta em casos de pacientes com sintomas e que não tenham viajado sempre existiu. “Em um primeiro momento o exame deu positivo e no exame de contraprova, deu negativo. Isso pode acontecer por várias hipóteses, existem outras doenças agudas como a leptospirose, Covid-19, citomegalovírus e toxoplasmose que pode acontecer um cruzamento anti-higiênico no resultado do exame e pode apresentar um falso positivo. Isso nos dá tranquilidade para dizer que o paciente testou negativo pra dengue, não temos casos autóctones no município”.
 
Os sintomas da Dengue, da Covid-19 e da leptospirose são muito parecidas e podem causar confusão na hora do diagnóstico como explica a enfermeira responsável pelo posto de saúde de Aurora, Ana Paula Sebold Zimmermman. “Os sintomas aparecem com um febre alta inespecífica, dor no corpo e articulações, dores de cabeça agudas, são sintomas múltiplos e podem servir e ser hipótese diagnóstica para várias doenças. Foi o que aconteceu com esse paciente, como ele tinha inúmeros sintomas fizemos a coleta para várias doenças, faltando os resultados apenas de citomegalovírus e toxoplasmose que também podem ser doenças com o cruzamento anti-higiênico”, finalizou a enfermeira.

Justen Celulares