Rui Car
20/02/2021 08h12 - Atualizado em 20/02/2021 08h23

Previsão do Tempo para o fim de semana

Novamente teremos momentos ensolarados em todas as regiões

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O sol irá predominar ao longo do sábado (20) e do domingo (21). Novamente teremos momentos ensolarados em todas as regiões. As temperaturas praticamente não mudam em relação ao que vem fazendo. No Oeste e na Serra até muda: ela sobe mais do que vem acontecendo nessas duas regiões. Devido a este maior aquecimento, o Oeste tem na tarde do domingo uma chuva de verão, mas em poucas cidades.

 

CONDIÇÕES DO MAR E DO VENTO

 

Assim como ontem, neste sábado teremos um mar baixo de ondas, no máximo, na casa do 0,5 metros. Ondulação mais de Sul a Leste. No domingo, ao longo do dia entra uma ondulação um pouco mais de Sul trazendo ondas de 0,5 a 1 m em praias de mar aberto.

 

O vento no fim de semana fica de Sudoeste no sábado de manhã passando para Sudeste ao longo da tarde. No domingo, especialmente à tarde entra mais de Leste. No turno da manhã dos dois dias bem fraco. No período da tarde algumas rajadas fracas de 10 a 20 km/h.

 

O que esperar da previsão do tempo na segunda quinzena de fevereiro em SC

 
Mapa mostra os volumes de chuva ocorridos na 1° quinz do mês

Mapa mostra os volumes de chuva ocorridos na 1° quinz do mês (Foto: Estações: Ciram)

 

Antes de escrever sobre o comportamento do tempo e da temperatura na sequência desse mês de fevereiro, quero dividir com vocês o que aconteceu de chuva até agora aqui em Santa Catarina.

 

O mapa acima mostra a quantidade de chuva por região. Percebemos que em boa parte do Estado tivemos volumes não muito elevados. A chuva na verdade foi bem irregular, ou seja, chovendo totais diferentes por regiões e até mesmo por cidades próximas. 

 

Onde mais choveu até agora foi nas regiões de Joinville e Florianópolis. Na região da Aapital já tivemos boa parte do normal do mês inteiro.

 

Chamo a atenção para as quatro cidades que estão no mapa: São Carlos no Oeste, Painel na Serra e Siderópolis e Nova Veneza no Sul. Elas tiveram bem mais chuva que as cidades próximas.

 

Em relação à chuva podemos esperar ainda essa irregularidade da distribuição pelas regiões. Condições típicas de verão. No geral, os volumes previstos – para a maior parte das regiões – é baixo. Isso quer dizer que depois de um dezembro e um janeiro bem chuvosos, os volumes irão diminuir. Esse início da segunda quinzena do mês tem pouca chuva. Ela deverá ser mais presente entre o final do dia 23 e no dia 24. Quando uma frente fria – sistema de chuva – deverão passar trazendo até uma distribuição melhor pelo Estado.

 

Resumo da 2° quinzena

Resumo da 2° quinzena (Foto: NSC Total)

Em relação a temperatura, a quinzena começa quente com elas mais elevadas entre o Litoral, Vale do Itajaí, Sul e Norte. Destaco que os dias mais quentes do período devem ser 22 e 23. Outro destaque é que as madrugadas desse semana, sobretudo quinta e sexta, terão temperaturas mais amenas ao amanhecer. Um pouco de frio entre Planalto e Oeste.

 

Lá pelo dia 24 até mais ou menos dia 26 de fevereiro há previsão de uma temperatura mais amena em todo o Estado. O calor deverá diminuir nesse período. 


POR: LEANDRO PUCHALSKI – NSC TOTAL 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

Justen Celulares