Rui Car
09/05/2020 08h25

Prefeitura de cidade de SC vai começar a multar quem não usar máscara

Penalidade passa a valer a partir de sábado. Em 15 dias, cidade passou de 6 para 210 casos de Covid-19.

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A prefeitura de Chapecó, no Oeste catarinense, decretou nesta sexta-feira (08) o uso obrigatório de máscaras de proteção facial para ajudar a barrar a transmissão do novo coronavírus. A medida passa a valer neste sábado (9) e quem descumprir a regra poderá ser multado em R$ 216,64. O número de casos de Covid-19 passou de 6 para mais de 200 em 15 dias. Não há registros de mortes em decorrência da doença no município.

 

No dia 22 de abril, o município tinha 6 pacientes infectados. Na quinta-feira (7), segundo dados do governo de Santa Catarina, essa quantidade já havia aumentado para 210. O estado tem 3 mil pessoas que contraíram o vírus, das quais mais de 60 morreram.

 

Conforme o decreto nº 38.847, de 8 de maio de 2020, a máscara facial passa a ser obrigatória para todo mundo em espaços públicos, incluindo ruas, dentro de órgãos públicos e estabelecimentos privados, comerciais, industriais, e para prestadores de serviço ou outras atividades. A fiscalização será feita pela Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.

 

“Apenas na sua casa você pode não usar máscara. Em qualquer outro ambiente, inclusive dentro do seu próprio condomínio, do seu próprio prédio, dentro da praça ou na calçada, na rua, você está obrigado a usar máscaras”, anunciou o prefeito Luciano Buligon (PSL) em entrevista coletiva nesta sexta.

 

A prefeitura anunciou ainda o segundo ambulatório de campanha da cidade, no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Efapi. O espaço de 300 metros quadrados vai passar a atender na próxima semana, 24 horas por dia, pacientes com sintomas respiratórios.

 

O ambulatório do tipo já em funcionamento fica no Centro e iniciou os atendimentos no dia 23 de março. Pelo local já passaram 935 pacientes.

 

Aglomerações

 

Também nesta sexta, a partir das 18h, algumas ruas e espaços públicos da cidade serão fechados para evitar aglomerações e Guarda Municipal vai fiscalizar ruas, praças e bares.. O isolamento com fitas, cones e barreiras será nos seguintes locais:

 

  • Centro de Cultura e Eventos – estacionamento fechado;
  • Ecoparque – fechado
  • Parque Palmital – fechado
  • Parque das Palmeiras – fechado
  • Complexo Esportivo Verdão – fechado
  • Prolongamento da Avenida Getúlio Vargas – entre as ruas Xanxerê e Concórdia;
  • Praça Medellín no Loteamento Avenida – o acesso pela rua Ernesto Signori;
  • Prainha do Goio-en – nos dois lados da ponte.
 
 
Justen Celulares