Rui Car
02/07/2019 08h12

Possibilidade de neve em SC empolga moradores e turistas

Defesa Civil emitiu comunicado com essa possibilidade

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Nos próximos dias, as condições meteorológicas são favoráveis para um evento extremo de frio no Sul do Brasil, com condições agravantes para o Estado de Santa Catarina. O cenário meteorológico indica que este evento de frio será similar a dois eventos extremos ocorridos nos anos de 1981 e 1975, onde foram observados de 4 a 8 dias seguidos com termômetros abaixo dos 10°C em SC.

 

Em SC a temperatura começa a cair a partir da noite de quarta-feira (03), com avanço de uma massa de ar polar sobre toda a região.

 

No amanhecer de quinta-feira (04), frio intenso se espalha sobre a maior parte do Estado, com possibilidade de geada em toda a porção Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, provocando uma queda de temperatura mínima em torno de 10°C em relação ao dia anterior. Nas regiões serranas são esperadas temperaturas negativas, com formação de geada.

 

Na sexta-feira (05), novamente há condições para geada durante a manhã.

 

Entre a tarde/noite de sexta e a madrugada/manhã de sábado (06) o frio intensifica e é mais abrangente, com temperaturas negativas e possibilidade de neve, principalmente nas áreas mais elevadas.

 

Domingo (07) segue com condições para geada em toda a porção Oeste e áreas Serranas. A partir da segunda-feira (09), o frio começa a perder força, mas a sensação ainda é de frio durante o amanhecer.

 

O evento desta semana possui uma componente de massa de ar polar bastante pronunciada, sendo importante o acompanhamento desta configuração nos dias seguintes, para melhor definição da intensidade deste sistema.

Justen Celulares