Rui Car
25/06/2020 09h46

Polícia investiga guardas flagrados agredindo motorista na garagem do prédio onde mora em SC

Inquérito pode apontar se houve lesão corporal ou até tortura

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: G1 SC

Fonte: G1 SC

Delta Ativa

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar a conduta de guardas municipais de Tubarão, no Sul catarinense, após agressão a um motorista na garagem do prédio onde mora. Oito agentes foram afastados das ruas pela prefeitura, que também apura o caso.

 

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que cinco guardas agridem o homem quando ele já estava no chão, imobilizado. Ele leva chutes e também apanha com cassetetes. Segundo o delegado Felipe Samir, que investiga o caso, as imagens estão sendo analisadas.

 

“Quanto ao crime praticado, depende das circunstâncias que serão apuradas durante as investigações e a finalidade dos agentes. Teoricamente, pode ser uma simples lesão corporal ou abuso de autoridade ou até tortura-castigo”, explica o delegado.

 

De acordo com a prefeitura de Tubarão, os cinco guardas que aparecem no vídeo foram afastados, assim como outros três guardas que estariam na rua, possivelmente dando cobertura aos colegas durante a agressão, e por isso não foram flagrados pela câmera.

 

Os guardas municipais e uma possível testemunha devem ser inquiridas nos próximos dias pela polícia. O motorista já foi ouvido. Um termo circunstanciado contra ele por desacatar os guardas foi instaurado por outro delegado e encaminhado à Justiça na quarta-feira (23).

 

De acordo com a defesa da vítima, o motorista foi seguido até em casa pelos guardas. Nas imagens é possível observar que um dos agentes tira o homem à força do carro.

 

Ele é imobilizado e fica no chão da garagem enquanto é agredido por cinco guardas. O motorista teve ferimentos na cabeça e nas pernas e realizou exame de corpo delito.

 

Segundo a procuradoria de Tubarão, os oito guardas suspeitos de envolvimento nas agressões foram afastados das ruas na sexta (19), quando o poder executivo soube do ocorrido após a imagem repercutir em redes sociais. Na segunda-feira (22) eles foram notificados pela prefeitura e começaram a trabalhar em serviços administrativos.

 

Uma sindicância foi instaurada para apurar a conduta deles e deve ficar pronta em 30 dias. Tubarão tem 33 guardas municipais.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares