Rui Car
05/11/2020 10h05

Polícia investiga agentes políticos e servidores de SC por crimes ambientais

Há suspeita da formação de uma organização criminosa envolvendo construtores civis e pessoas que trabalham em três secretarias de Florianópolis

Assistência Familiar Alto Vale
Operação foi deflagrada no início da manhã desta quinta-feira (Foto: Polícia Civil/Divugação)

Operação foi deflagrada no início da manhã desta quinta-feira (Foto: Polícia Civil/Divugação)

Delta Ativa

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) a operação “Mecanismo Verde”. Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, sendo dois em Londrina (PR), um em Balneário Camboriú e os demais em Florianópolis e São José. Entre os alvos estão agentes políticos e servidores públicos da Capital catarinense.

 

Conforme a polícia, há suspeita de uma organização criminosa envolvendo construtores civis e funcionários da SMDU (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano), da Secretaria Municipal da Fazenda e da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

 

Os envolvidos são suspeitos de articular mecanismos de corrupção para viabilizar as construções irregulares e ocupação desordenada do solo urbano em Florianópolis.

 

De acordo com a delegada Beatriz Ribas, responsável pela operação, o grupo criminoso conseguia alvarás de construções em áreas do Norte e Sul da Ilha de maneira irregular.

 

“Eram regiões onde as construções eram evitadas, terrenos onde os envolvidos ampliavam o número de construções permitidas na área”, explica a delegada.

 

Nos mandados cumpridos na manhã desta quinta-feira, foram apreendidos celulares, documentos, comprovantes de depósito e computadores. Foram realizadas buscas na casa de um ex-vereador e de um secretário. Maiores detalhes devem ser repassados à tarde

 

A investigação começou em 2019. Os suspeitos são investigados por organização criminosa, corrupção, crimes ambientais, parcelamento irregular do solo urbano, crimes contra a economia popular e outros, ocorridos desde o ano de 2018.

 

Contraponto

 

À reportagem do ND+ a Prefeitura de Florianópolis afirmou que não houve nenhuma operação dentro das suas dependências no início da manhã desta quinta-feira e que ainda não tem maiores detalhes sobre o ocorrido.

 

Histórico na Capital

 

Florianópolis tem um histórico de construção de loteamentos irregulares e de exploração imobiliária irregular, sustentada por supostas fraudes e suspeitas de corrupção nas atividades investigadas.

 

Conforme a polícia, essa atuação ilegal, além de acarretar danos ao meio ambiente, proporciona um crescimento desordenado e um prejuízo imensurável à sociedade, pois o planejamento urbano e os serviços sociais disponíveis não acompanham o crescimento populacional, gerando bolsões de pobreza, ausência de saneamento básico e aumento da criminalidade.

 

Além disso, adquirentes dos imóveis irregulares são ludibriados com a falsa promessa de futura regularização e individualização dos imóveis prometidas por corretores de imóveis e construtores, em servidões muitas vezes sequer reconhecidas oficialmente pelo próprio poder público municipal.

 

A ação é da DRCA (Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais) da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais). Participaram da operação 120 policiais civis da DEIC, de Balneário Camboriú, da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis e policiais civis da PC-PR de Londrina.

 

POR: IAN SELL – ND+

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares