Rui Car
25/10/2019 16h10 - Atualizado em 25/10/2019 14h52

Poema de aluna de Santa Terezinha é escolhido para fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos e professores semifinalistas se reunirão em uma capital brasileira

Assistência Familiar Alto Vale
Por: Jornal A Tribuna do Vale

Por: Jornal A Tribuna do Vale

Delta Ativa

A adesão à Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelas secretarias municipais de educação, e segue etapas para a seleção dos textos.

 

A primeira etapa é a escolar, onde, após a realização das oficinas com os alunos, a direção de cada escola participante constitui uma comissão julgadora escolar que ficará responsável pela seleção dos textos. Cada escola participante deve selecionar apenas um texto por categoria, segundo critérios de seleção previstos no regulamento.

 

A etapa municipal é a segunda. Uma comissão julgadora municipal é constituída e tem por objetivo avaliar e selecionar os textos recebidos das comissões escolares das redes de ensino municipal, estadual e federal localizadas no município.

 

A comissão julgadora municipal avalia os textos válidos separados em categorias e seleciona um texto por gênero que participará da fase estadual, conforme o número de vagas do município na categoria. Os textos selecionados deverão ser indicados em ata por um representante responsável pela organização da comissão julgadora municipal.

 

A terceira etapa é a estadual, com a seleção dos semifinalistas. As comissões julgadoras estaduais são organizadas e coordenadas pelas secretarias de educação estaduais e pela secretaria de educação do Distrito Federal, sob a responsabilidade do representante da secretaria de educação estadual. Cada comissão julgadora estadual deverá selecionar textos de acordo com o número de vagas da Unidade da Federação em cada categoria, conforme previsto no regulamento.

 

O município de Santa Terezinha é atuante nas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa, que teve início no ano de 2002. Neste ano todas as escolas do município, tanto as municipais quanto estaduais, participaram. E já comemoram classificação na a fase estadual, pois entre os escolhidos está o poema da aluna Luana Kozoris, da Escola Básica Municipal Alto Rio da Anta. O texto de Luana com o título ‘Lenda da minha terra’ é um dos que vão representar o estado na 4ª fase, a fase regional. A aluna tem como orientadora a professora Rita Jubanski do Nascimento.

 

Alunos e professores semifinalistas se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria, a ser divulgada por ocasião dos encontros da etapa regional.

 

“É um orgulho para o município ter o texto da aluna Luana escolhido para a próxima fase. Orgulho também é ver o esforço e a dedicação da professora Rita, que ministra com muita competência e prazer suas aulas, proporcionando aos discentes aprendizagem de qualidade. Bem como, todos os professores da rede municipal, merecem aplausos por seus esforços e dedicação diária”, menciona Ilisiane Kuchler, secretária de educação do município. 

Justen Celulares