Rui Car
27/11/2019 15h35 - Atualizado em 27/11/2019 15h21

Placas do Mercosul serão implantadas no estado catarinense a partir de janeiro

Frota de Santa Catarina já ultrapassa cinco milhões de veículos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

As novas placas com padrão Mercosul (Mercado Comum do Sul) vão ser implantadas em Santa Catarina a partir de 27 de janeiro de 2020. Os dados foram confirmados pela gerente de registro e licenciamento de veículos do Departamento de Trânsito do estado (Detran-SC), Joane Toigo. A frota catarinense já ultrapassa 5,1 milhões de unidades.

 

A data divulgada é quatro dias antes de vencer o período dado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que havia definido a adaptação do sistema para as placas de identificação veicular (PIV) em todo o país até 31 de janeiro. A novidade foi anunciada em 2014 e começaria a entrar em vigor em 2016, porém o prazo já foi alterado seis vezes.

 

A última resolução do Contran, de junho deste ano, estipulou alterações, como a exclusão do efeito difrativo nas palavras “Brasil” e “Mercosul” e as ondas sinusoidais, medidas incluídas inicialmente para prevenir falsificações. A alegação do governo federal para a versão mais simples foi de redução nos custos para as fabricantes e, consequentemente, aos consumidores.

 

A nova placa terá as mesmas dimensões da placa cinza. O modelo PIV (Placa de Identificação Veicular) é em fundo branco e faixa superior azul. As novas chapas possuem um QR Code (em substituição ao lacre), emblema oficial do Mercosul e a bandeira do Brasil. A cor da combinação das quatro letras e três números muda de acordo com a categoria específica do veículo.

 

A instalação será obrigatória a partir de 27 de janeiro somente nos casos de primeiro emplacamento e instalação de segunda placa traseira, além de mudança de categoria ou na transferência de município ou estado. A substituição também deverá ser feita quando houver roubo, furto, extravio ou dano do equipamento.

 

Após a implantação em Santa Catarina, os proprietários de veículos no estado já poderão obter o modelo Mercosul, após pagar o valor cobrado pelo novo emplacamento. Os automóveis que permanecerem com o dono na cidade atual poderão manter a placa antiga por tempo indeterminado.

 
 
 

Com informações da Rádio CBN

Justen Celulares