Rui Car
11/07/2019 15h04

Pesquisadores iniciam escavações em Taió

Trabalhos em sítio arqueológico no Palmital marcam a retomada das pesquisas

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Pesquisadores retomaram as pesquisas arqueológicas em Taió, as escavações estão concentradas em um sítio arqueológico na localidade de Palmital. A equipe iniciou os trabalhos nesta semana e deve permanecer no território de Taió até o dia 22 de junho.

 

As pesquisas são lideradas pelo doutor e PhD em Arqueologia, Lucas de Melo Reis Bueno, que é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A equipe é composta por cerca de 12 pessoas, entre pesquisadores, arqueólogos e estudantes que vieram de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de janeiro e Argentina.

 

As escavações têm sido realizadas a uma profundidade de cerca de um metro, em poucos dias de trabalho os pesquisadores já localizaram fragmentações de pedras utilizadas por povos antigos na fabricação de objetos e ferramentas.

 

Com equipamentos específicos para o estudo e outros mais comuns, como espátulas de construção civil e peneiras a equipe tem realizado o trabalho paciente de analisar o solo e os fragmentos já coletados. O interesse na retomada das pesquisas surgiu do resultado de estudos concluídos há cerca de 10 anos.

 

O sítio arqueológico pesquisado já foi alvo de escavações entre os anos 2000 e 2009, quando foram localizados fragmentos e objetos, datados de 8 mil anos. Para os pesquisadores trata-se do sítio arqueológico mais antigo, que se tem conhecimento até o momento, em Santa Catarina.

 

Arqueologia e ensino

A presença dos pesquisadores em Taió também tem sido aproveitada na rede municipal de ensino. Uma palestra sobre o trabalho de arqueologia foi ministrada para estudantes, na Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich. A equipe também tem recebido os alunos no sítio arqueológico, através de excursões organizadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Justen Celulares