Rui Car
03/09/2019 10h21

Palestras sobre depressão, ansiedade e suicídio ocorrem em Santa Terezinha

Os eventos são promovidos pelas Secretarias de Saúde e Bem Estar Social

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria Municipal de Saúde e do Bem Estar Social de Santa Terezinha promoveu um ciclo de palestras nas escolas sobre as temáticas da depressão, da ansiedade e prevenção ao suicídio. As palestras foram ministradas pelo Psicólogo Itamar Rudnik com o apoio da Assistente Social, Elizangela Teczak. O foco é prevenção e promoção de saúde.

 

As palestras ocorreram no Craveiro, envolvendo as duas escolas da comunidade, Cristo Redentor e a Creche Vovó Maria Oribka, tendo como público alvo os pais dos alunos. Já no centro da cidade as palestras foram proferidas para os alunos do sexto ao terceiro anos do ensino médio do Colégio Estadual Padre João Kominek, onde os alunos foram agrupados por turnos e níveis de ensino.

 

A escolha dos temas foi uma sugestão feita pela equipe multiprofissional, que se reúne mensalmente para debater e planejar atividades que visam promover ações de saúde e a garantia dos direitos das pessoas do município. “Desta forma, tem chamado a atenção uma grande incidência de casos de depressão e ansiedade que são atendidos pela Secretaria de Saúde, inclusive com alguns casos graves, envolvendo risco de suicídio”, menciona Itamar.

 

A depressão é uma doença que tem como causa um mosaico de fatores, desde genética, conflitos familiares, traumas de infância, bullying, perdas diversas, etc. “Sabendo que a depressão é uma doença crônica, recorrente e que juntamente com os transtornos de ansiedade causam grandes prejuízos na qualidade de vida das pessoas, diminuindo a energia, a capacidade para o trabalho e sendo fatores de risco para diversos outros problemas de saúde, vale a pena investir na prevenção, na informação adequada, de maneira que as pessoas busquem ajuda profissional (médico e psicólogo) o mais cedo possível para ter uma melhor recuperação e/ou controle da doença”, ressalta o Psicólogo.

 

 

Palestras sobre depressão e suicídio

O suicídio tem principais fatores de risco: A depressão, a ansiedade, o transtorno bipolar de humor, a esquizofrenia, doenças crônicas e incapacitantes, problemas financeiros e amorosos, dor crônica, etc. “Normalmente as pessoas que têm alguma ideação suicida dão sinais, falam sobre isso ou tem alguma mudança importante de comportamento, sendo que devemos estar atentos às pessoas à nossa volta e oferecer ajuda. Uma boa conversa, franca e sem preconceitos pode salvar a vida de alguém numa situação de risco”, salienta Itamar.

 

O suicídio, por outro lado é outra problemática cercada de mitos e preconceitos. O melhor caminho é falar abertamente sobre o assunto, expondo os medos, conflitos e barreiras, e da mesma forma, buscar ajuda especializada.

 

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, denominado ‘Setembro Amarelo’. “É um mês do ano, onde é focado em trabalhar essa causa em diversas campanhas e espaços possíveis, como escolas, postos de saúde, igrejas, rádios, jornais, etc. Este ano, em Santa Terezinha o tema chegou ainda mais cedo, aproveitando os espaços disponíveis e a agenda das escolas”, diz a Assistente Social, Elizangela.

 

“Essas doenças quando ocorrem na infância e na adolescência o impacto é ainda maior, pois diminuem a capacidade de concentração nos estudos, afetam a autoestima e consequentemente interferem de maneira negativa na interação social e de lazer destes jovens, afetando seu desempenho de modo geral, por isso a importância da prevenção e de intervir já no início da doença”, finaliza Itamar.

 

 

Secretaria Municipal de Saúde e do Bem Estar Social/ Jornal A Tribuna do Vale

Justen Celulares