Rui Car
30/04/2020 13h49

Oktoberfest Blumenau não será mais na data prevista, confirma secretário

Evento em 2020 ainda corre risco de cancelamento por causa do coronavírus

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Oktoberfest de Blumenau, a festa mais alemã das Américas, passa a estar confirmada para uma nova data, segundo a secretaria de Turismo do município. As autoridades locais estimam um prazo até o 15 de maio para uma definição mais exata, devido às restrições impostas a eventos por decreto estadual, com a pandemia de coronavírus. Inclusive, a decisão poderá ser pelo cancelamento da festa, que leva milhares de turistas para a região.

 

Em entrevista a Mário Motta na CBN Diário, o secretário municipal de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, alerta que ainda não há uma nova data definida, e que existem até outros formatos sendo estudados para a realização em 2020. A 37ª edição estava marcada entre 7 e 25 de outubro. Na manhã desta quinta-feira (30), quem acessou o site oficial se deparou com a frase “Estamos construindo novas experiências”.

 

Cenários estão sendo avaliados e modificados de acordo com a situação da Covid-19 — o governo de Santa Catarina confirmou 200 casos de coronavírus em Blumenau, no boletim apresentado nesta quarta-feira. São 46 mortes e 2.085 infectados em SC. Segundo o secretário municipal, a dependência para que a festa não seja cancelada recai exclusivamente sobre a questão sanitária.

 

Greuel recorda que a Oktober blumenauense representa um injeção na economia local de R$ 250 milhões, mas reforça que “a questão fundamental é a vida”.

 

 Estamos fazendo com absoluta tranquilidade, todas as análises para que possamos, em breve, possamos fazer a melhor decisão possível. Mas só realizaremos a festa se efetivamente e sanitariamente tivermos condições de segurança para quem vier a Blumenau — declarou.

 

A festa catarinense é a segunda maior Oktoberfest do mundo — o evento principal na Alemanha recebe cerca de seis milhões de pessoas, 10 vezes mais do que o público registrado na festa brasileira ano passado. A Oktobefest de Munique em 2020 foi cancelada por causa do coronavírus, em informação divulgada na semana passada.

 

Nesta quinta-feira, dia 30, a partir de 19h30, o Santa Live Talks terá um evento online ao vivo com o colunista do NSC Total Pedro Machado e a participação do secretário Greuel. A conversa será no Instagram do @Santa para tratar dessa nova realidade a atividades envolvendo aglomerações, além de ampliar as discussões sobre as perspectivas para a Oktoberfest deste ano.

 

Fonte: NSC | Por Leandro Lessa
 
Justen Celulares