26/06/2020 09h45

Meteoro que explodiu no céu do RS foi visto a partir de SC

Observador catarinense registrou em vídeo fenômeno que iluminou o céu no Sul do país durante a madrugada esta semana

PUBLICIDADE
Fonte: NSC

Fonte: NSC

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Um meteoro que passou nesta semana pelo céu do Rio Grande do Sul pôde ser visto de Santa Catarina. O fenômeno foi flagrado por câmeras instaladas para observação em Taquara, no Rio Grande do Sul, e em Monte Castelo, no Planalto Norte de SC.

 

 

O meteoro, chamado de bólido pela luminosidade maior do que a do planeta Vênus a uma distância de 100 quilômetros, explodiu na madrugada de quarta-feira, às 2h52min. Observadores apontaram que ele explodiu na atmosfera quando estava sobre a região da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, a 700 quilômetros da cidade catarinense de onde foi possível registrar o fenômeno.

 

O clarão pôde ser visto por cerca de um segundo, conforme mostram imagens registradas nas estações da Bramon, uma rede nacional de observadores de meteoros amadores e profissionais. Membro da Bramon, o morador de Monte Castelo, Jocimar Justino de Souza, registrou o fenômeno no céu de RS a partir da cidade de SC.

 

Segundo ele, o bólido não chegou a tocar o solo, desintegrou-se ainda na atmosfera.

 

– Quando a gente pega um bólido é sempre gratificante porque é um evento bem raro. Meteoro a gente pega com muita frequência, é bastante comum. Mas um bólido a gente fica bem feliz quando consegue capturar em um vídeo desses – conta o observador.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

PUBLICIDADE