Rui Car
23/03/2020 15h22

Médicos relatam que alguns pacientes com Covid-19 têm perda de olfato e paladar, sem outros sintomas

Anosmia, como é chamada a perda de olfato pela medicina, foi relatada por pacientes em vários países

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Médicos que tratam casos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, afirmam que alguns pacientes estão relatando sintomas como a perda de olfato e paladar, o que na medicina é chamado de anosmia. Os casos foram relatados na China, Coreia do Sul, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, dos Estados Unidos, Irã.

 

No Brasil, especialistas que atuam em São Paulo também disseram que alguns dos pacientes apresentam o mesmo problema. Eles explicaram à TV Globo que a perda do olfato – e a consequente perda do paladar, já que os dois sentidos estão muito conectados – é muito comum em casos de infecções virais das vias aéreas superiores, provocadas por outros vírus já mais conhecidos.

 

Especialistas dizem que essa perda da sensibilidade acontece quando há uma obstrução ou entupimento das vias aéreas. Porém, nos casos de Covid-19, os sintomas têm aparecido sem que os pacientes apresentem febre, tosse ou dificuldade para respirar.

 

O presidente da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, Geraldo Druck Sant’Anna, chama a atenção para o fato de que, por enquanto, trata-se apenas de relatos de médicos de diferentes países.

 

Ainda não existe um estudo científico que comprove ou descarte a relação entre perda de olfato e o novo coronavírus.

Ainda assim, a instituição publicou uma nota de recomendação para os médicos, em que afirma: “Apesar de não haver evidência robusta, a associação orienta que a presença de anosmia súbita talvez possa sugerir Covid-19”.

 

A associação também sugere que pacientes nessas condições sejam orientados a realizar isolamentodomiciliar por 14 dias e aguardar a solução da anosmia, que parece ser temporária na maioria dos casos.

 

Fonte: G1

Justen Celulares