Rui Car
05/05/2020 13h34

Medicamento homeopático é distribuído em Rio do Campo

O medicamento favorece a imunidade da pessoa

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Através da Prefeitura, toda a população de Rio do Campo terá direito de receber uma dose do medicamento homeopático ‘cânfora’. A distribuição é gratuita e está sendo feita por intermédio de agendamento com as Unidades de Saúde. Inicialmente serão contempladas pessoas que compõem o grupo de risco.

 

O medicamento favorece a imunidade da pessoa. Essa é mais uma medida de defesa contra o coronavírus, que embora não seja uma vacina, atua no sistema imunológico e aliado ao uso de máscara, boa higienização e distanciamento social, pode reduzir as chances de infecção.

 

A distribuição iniciou na segunda-feira (04). A Unidade de Saúde do Centro realiza a entrega a idosos, caminhoneiros e profissionais da saúde mediante a ligação. As Unidades de Taiozinho e Rio da Prata entregam mediante a agendamento. Toda intermediação é feita por telefone.

 

De acordo com o médico homeopata parceiro da Prefeitura, Doriano Venturini, a homeopatia traz mais uma possibilidade de prevenção “Essa é uma especialidade médica que está trabalhando intensamente para oferecer seus recursos preventivos na forma de um medicamento”.

 

Para o médico, basta a dose única para que as pessoas tenham menos possibilidades de desenvolver sintomas da covid-19 “Ela pode adoecer, mas acreditamos que com esse trabalho isso acontecerá muito menos”.

 

Esse medicamento homeopático é feito à base de cânfora e basta uma única dose para que ele comece a agir. Cada dose é composta com cinco pequenos glóbulos que são entregues dentro de uma cápsula. Não há contra indicações, a exceção é para pessoas com alergia a proteína de leite.

 

Conforme o Prefeito Rodrigo Preis, a população está convidada a fazer uso da homeopatia “É mais uma medida de proteção que queremos oferecer para a população. O Município vai adquirir doses suficientes para atingir todos habitantes de Rio do Campo”.

 

Preis reforça ainda que manter os cuidados que já fazem parte dos protocolos é fundamental “Evitar aglomerações, usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social vai ajudar a combater o coronavírus”.

 

Cada dose do medicamento custa 1 real para o município. O primeiro lote adquirido contém 1.500 doses. Conforme até a Secretaria de Saúde, a partir da próxima semana um novo lote chegará ao município e as demais pessoas poderão retirar o medicamento. As aquisições podem ser acompanhadas no Portal da Transparência de Rio do Campo.

 

Sobre a homeopatia

 

A homeopatia é um sistema de tratamento natural e holístico. Holístico porque considera o ser humano como um todo, em vez de tratar somente o problema ou sintomas da doença. Natural porque os medicamentos são produzidos com substâncias de origem animal, mineral e vegetal.

 

Baseada na cura pelos semelhantes, isto é, a substância que em grandes quantidades pode causar o problema numa pessoa sadia, quando diluída em altas doses pode curar a doença. Por exemplo, ingerir muito café pode provocar insônia e agitação. Portanto, de acordo com a lei dos semelhantes quando utilizado para fabricar o medicamento homeopático a substância ajudaria no combate da insônia e agitação noturna.

 

Às vezes, a medicina tradicional utiliza o mesmo princípio para desenvolver remédios, por exemplo, o estimulante Ritalin é usado no tratamento de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), ainda pequenas doses de alérgenos como o pólen são usados para dessensibilizar pessoas alérgicas. Porém, no caso da homeopatia, as doses das substâncias são tão diluídas que não causam efeitos colaterais.

 

Agendar a entrega do medicamento

 

As Unidades de Saúde de Rio do Campo têm profissionais capacitados a prestar as devidas orientações sobre o medicamento. A retirada do item deve ser agendada por telefone ou WhatsApp.

 

Moradores dos bairros Cruzeiro, Guanabara, Floresta, Sulbrasil, Rio Azul, Rio Verde, Rio Waldrich, Ribeirão Carneiro, Rio Verde, Caçador, Serrinha devem entrar em contato com a Unidade de Saúde do Centro pelo telefone ou WhatsApp 3564-1599.

 

Os moradores de Taiozinho, Alto Rio do Campo 1 e 2, Saltinho, Rio Caixão, Serra Mirador, Tifa Varela e Tifa Debarba devem entrar em contato com a Unidade de Taiozinho pelo telefone ou WhatsApp 3149-0040.

 

Quem residir em Santa Maria, Tira Procópio, Rio da Prata, Prata Central, Varaneira, Tapera, Serra do Mirador deve fazer contato com a Unidade de Rio da Prata pelo telefone ou WhatsApp 3564-2000.

 

Fonte: Assessoria

Justen Celulares