Rui Car
25/02/2021 11h34 - Atualizado em 25/02/2021 11h36

Mapa da ocupação dos leitos Covid mostra o colapso se espalhando por Santa Catarina

Segundo a última atualização, das 11h07min desta quarta-feira (24), havia 27 leitos disponíveis

Assistência Familiar Alto Vale
Ocupação dos leitos de UTI Covid para adultos em SC nesta quarta-feira, 24 de fevereiro (Foto: Reprodução/SES Leitos)

Ocupação dos leitos de UTI Covid para adultos em SC nesta quarta-feira, 24 de fevereiro (Foto: Reprodução/SES Leitos)

Delta Ativa

O colapso nos leitos de UTI se espalha por Santa Catarina. Depois de atingir o Oeste catarinense, agora o ritmo avançado de ocupação das unidades chegou à marca dos 100% no Meio Oeste e Serra para os espaços destinados aos adultos com Covid-19 (imagem acima). As demais regiões estão todas acima dos 93%. Segundo a última atualização, das 11h07min desta quarta-feira (24), havia 27 leitos disponíveis.

 

O dado consta no SES Leitos, que é o sistema público disponível no site do governo. Os dados são abertos e usados pela nossa reportagem para a coleta de informações. Pelo número que lá consta, a ocupação Covid-19 para adultos é de 96,53%. 

 

Na prática, entretanto, fontes da Secretaria de Saúde e dos hospitais dizem que não há mais espaços livres. O que aparecem no sistema são flutuantes. A realidade seria de fila de espera por espaços de tratamento intensivo nos municípios catarinenses. Uma das causas é a presença de pessoas esperando espaços dentro de UPAs, enfermarias e emergências de unidades hospitalares.

 

Ocupação geral para adultos é de 94%

 

Quando colocamos um filtro diferente no sistema, incluindo os leitos gerais disponíveis, a ocupação é de 94% em Santa Catarina. Mesmo assim, como no caso dos leitos Covid, na prática, a realidade tende a ser outra pelo cenário flutuante. Pelo SES Leitos, são 68 espaços livres, incluindo aqueles destinados a outras doenças.


POR: ÂNDERSON SILVA – NSC TOTAL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares