Rui Car
13/04/2021 10h15

Mais uma Jaguatirica é atropelada na SC-114, em Taió

Atropelamento aconteceu na noite desta segunda-feira (12)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Mais uma Jaguatirica foi atropelada na SC-114, em Taió. O atropelamento aconteceu na noite desta segunda-feira (12) próximo à divisa com Pouso Redondo, há alguns metros da empresa Diprorama.

 

Em fevereiro deste ano, a Rádio Educadora já havia noticiado o atropelamento de outra Jaguatirica, esta mais próxima do centro da cidade.

 

Em relação ao animal morto nesta segunda-feira, segundo informações que circulam nas redes sociais ela apenas foi retirada da pista e “jogada no mato” para “evitar que curiosos parassem no local”. Infelizmente mais um descaso com nossa fauna.

 

A Jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, ela é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da Onça-pintada e do Puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis. É um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Em relação à altura, elas possuem cerca de 50 cm. Geralmente, as Jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. O felino se alimenta da carne de outros animais menores, por exemplo: peixes, répteis, roedores, aves, dentre outros. Possuem dentes bem afiados que facilitam a digerir seus alimentos.

 

A Jaguatirica consta na lista de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde a década de 1980. Caso uma delas apareça próximo a sua residência, o indicado é acionar órgãos ambientais para recolhimento do animal.


FONTE: RÁDIO EDUCADORA 90,3 FM

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares