Rui Car
26/11/2020 15h58 - Atualizado em 26/11/2020 16h00

Luz no céu que causou espanto no Nordeste poderá ser vista em SC

Sonda chinesa que gerou a luz misteriosa vai recolher material da Lua; espaçonave passará por Santa Catarina na madrugada desta sexta-feira (27)

Assistência Familiar Alto Vale
Luz foi vista no céu do Nordeste brasileiro na segunda-feira (Foto: Reprodução/Twitter/ND)

Luz foi vista no céu do Nordeste brasileiro na segunda-feira (Foto: Reprodução/Twitter/ND)

Delta Ativa

luz no céu que causou espanto em moradores de cidades do Nordeste do Brasil na última segunda-feira (23), poderá ser vista em Santa Catarina na madrugada desta sexta-feira (27). Trata-se de uma sonda chinesa, batizada de Chang`e-5, lançada ao espaço para recolher material da superfície lunar, sendo a primeira missão desse gênero desde os anos 1970.

 

De acordo com as previsões da empresa responsável pela sonda, a espaçonave poderá ser vista no céu de Florianópolis e de Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí.

 

O horário para avistar a luz com boa visibilidade em Santa Catarina será às 3h27 da madrugada desta sexta-feira.

 

A missão da “luz misteriosa”

 

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, está é uma das “missões espaciais mais complexas e desafiadoras” que a China já realizou.

 

“O objetivo é promover o desenvolvimento científico e tecnológico no país e estabelecer uma base importante para futuros pousos tripulados na Lua”, disse o vice-diretor do Centro de Exploração Lunar da Administração Espacial da China, Pei Zhaoyu.

 

A Chang`e-5 deverá colocar vários módulos na superfície da Lua para recolher cerca de dois quilos de amostras.

 

A nave vai levar dois dias para chegar à superfície; e a missão vai durar cerca de 23 dias, informou Pei. As amostras vão chegar à Terra em meados de dezembro.

 

Confira imagens e memes da passagem da espaçonave:

 

 

*Com informações do Portal Metrópoles e Agência Brasil. 


VIA: ND+


Justen Celulares