Rui Car
11/03/2019 15h43

Laudo comprova que agrotóxico causou morte de abelhas em SC

Estado reduziu mortalidade nos últimos anos

Assistência Familiar Alto Vale
Por Dagmara Spautz

Por Dagmara Spautz

Delta Ativa

Amostras enviadas a análise pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) demonstraram que a morte repentina de abelhas no Planalto Norte, desde janeiro, foi causada por agrotóxicos. Os testes apontaram a presença de fipronil, um inseticida de uso veterinário e agrícola, aplicado em diversas culturas – em especial na soja. O mesmo produto foi responsável pela mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul nos últimos meses.

 

A morte de abelhas por agrotóxicos é um problema mundial. O inseticida fipronil, que apareceu nas amostras em SC, foi apontado como causa para a perda de milhões de abelhas no Uruguai, recentemente, e na França, onde a substância foi proibida na agricultura.

 

Além do fipronil, pelo menos uma amostra, retirada de colmeias em Rio Negrinho, apresentou traços de um fungicida, trifloxistrobina, e outro inseticida, o triflumuron. Os casos são tratados como isolados pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca, e não têm impacto significativo sobre a produção total de mel no Estado, que no ano passado foi de 8 mil toneladas. Mas acendem o sinal de alerta.

 

A morte repentina foi percebida pelos apicultores em meados de janeiro. Foram perdidas cerca de 20 milhões de abelhas em 300 colmeias, nas cidades de Canoinhas, Monte Castelo, Rio Negrinho e Itaiópolis, todas no Planalto Norte. A Epagri também recebeu relatos recentes em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, e em Lebon Régis, no Meio-Oeste, que ainda precisam ser investigados.

 

Santa Catarina é o terceiro maior produtor de mel no Brasil, e o Estado que mais exporta. Hoje, 99% do mel catarinense que é enviado ao exterior é certificado como orgânico, por isso a Secretaria de Estado de Agricultura é cuidadosa ao tratar sobre a perda de colmeias por produtos químicos. Ressalta que o Estado tem hoje 9,7 mil produtores, e 315 mil colmeias em produção. O que significa que a mortandade ocorreu em menos de 10% das colmeias ativas.

 

_ Temos que ter muito cuidado, e ressaltar que nessas condições (com a morte das abelhas) o mel não é aproveitado _ diz o secretário adjunto de Agricultura e Pesca, Rodrigo Miotto.

 

 

Casos são avaliados

A Cidasc e a Epagri têm técnicos em campo para avaliar cada caso, separadamente. Analisam a distância entre as colmeias e as lavouras, que tipo de cultivo existe nas proximidades, e se pode ter havido algum erro na aplicação de agrotóxicos – o que poderia ter facilitado a contaminação das abelhas.

 

Uma das hipóteses é a aplicação de produtos na soja durante a floração, período em que ela não é recomendada. Quando há flores, as abelhas vão em busca do néctar e podem entrar em contato com os inseticidas.

 

Ivanir Cella, chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, diz que há uma série de cuidados a serem tomados na aplicação dos produtos, como atenção à direção do vento, e procurar fazê-la no fim da tarde, quando é menor a atividade das abelhas. Ele chama atenção para a necessidade de cobrar dos agricultores que sigam o que está determinado nos receituários de agrotóxicos.

 

_ O que está se pensando, porque isso nunca tinha acontecido no Estado, é em uma capacitação para os aplicadores _ disse.

 

Um dos maiores especialistas brasileiros em abelhas, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Aroni Sattler, avaliou os resultados do levantamento feito em SC. Ele diz que as análises são preocupantes e “apenas a ponta do iceberg”.

 

– Nós sabemos da importância do agro, não há dúvidas disso. Mas a que custo está se produzindo, e qual o efeito que isso tem? O apicultor está desamparado, e o agro ganha com as abelhas também. A parceria entre o agricultor e o apicultor deveria ser mais efetiva – avalia.

 

Morte de abelhas
Morte de abelhas

(Foto: Divulgação Epagri)

 

Estado reduziu mortalidade nos últimos anos

Dono de 150 colmeias que foram inutilizadas após a morte dos insetos – metade das perdas registradas no Estado este ano – o apicultor Alcides Frogel, de Mafra, terá um prejuízo de 20% em sua produção anual. Ele e outros apicultores da região vão se reunir nesta terça-feira (12) com o Ministério Público, para estudar uma solução.

 

A mortandade ocorre num momento em que o Estado comemorava redução no índice de perda das abelhas. Em 2008 os apicultores começaram a relatar a morte dos insetos com maior frequência, até o ápice, em 2011, quando 30% das colmeias foram perdidas em SC.

 

As causas, até então, não estavam relacionadas a produtos químicos. Foram doenças, provocadas por um ácaro e um fungo. Ao longo dos últimos 11 anos, o Estado conseguiu reduzir o índice de mortes a 14%, e aumentou a produção das colmeias, de 12 para até 25 quilos de mel cada uma. Isso ocorreu graças à seleção de abelhas-rainhas, para melhorar a produtividade, e do monitoramento de colmeias e de doenças pela Epagri.

 

No ano passado, esses números integraram um relatório entregue à Assembleia Legislativa, que questionou sobre a morte de abelhas no Estado. Embora não houvesse, ainda, registro de mortes causadas por produtos químicos, a Epagri já alertava, nesse documento, para o risco do uso indiscriminado de agrotóxicos – em especial o fipronil.

 

– É um inseticida muito eficiente, controla muito bem as pragas, e por isso é recomendado para dezenas de cultivos. Só que mata as abelhas junto. Outro aspecto á ser avaliado são as misturas de produtos (como apareceu nas análises de SC). Isso é muito grave porque atinge também as abelhas que estão na natureza, e não temos como dizer quantas delas morreram – alerta o pesquisador Aroni Sattler, da UFRGS.

 

Além das lavouras, o fipronil é usado para controle de insetos na produção de aves, por exemplo, e como princípio ativo para antipulgas usados em animais domésticos.

 

Abelhas e alimentos

– O mel tem papel importante na cadeia de exportações em Santa Catarina, mas não é o único produto afetado pela morte das abelhas. Estudos demonstram que elas são responsáveis pela polinização de 73% de todas as plantas do planeta.

 

– Por aqui, a saúde das abelhas está diretamente relacionada à produtividade do plantio de maças e ameixas. No caso das maçãs, 90% da polinização é feita por elas.

 

– Em SC, 95% das colmeias estão “alugadas” para polinização de macieiras.

 

Mel catarinense
Mel catarinense

(Foto: Aires Mariga, Epagri)

 

Mel em SC

– 9,7 mil produtores

– 315 mil colmeias em produção

– 20 a 25 quilos de mel por colmeia

– 8 mil toneladas produzidas por ano

– 99% do mel exportado por SC é orgânico

– 3º maior produtor do país

– 1º lugar em exportação

Justen Celulares