19/02/2021 11h27

Ituporanga têm caso suspeito da nova variante do Coronavírus

A investigação é de um caso onde um trabalhador, que foi a uma reunião no estado do Pará, começou a ter sintomas ao retornar ao Alto Vale

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Prefeitura de Ituporanga

Foto: Prefeitura de Ituporanga

PUBLICIDADE
Delta Ativa

O município de Ituporanga está com suspeita de circulação da nova variante do Coronavírus. A investigação é de um caso onde um trabalhador, que foi a uma reunião no estado do Pará, na região Norte do país, começou a ter sintomas ao retornar ao Alto Vale. Ao chegar em Ituporanga, foi feita a coleta e ele positivou para Covid-19. A suspeita para a presença da nova variante surgiu porque houve mais cerca de 30 casos secundários que tiveram algum tipo de contato com o paciente.

 

Com a suspeita, foi feita a solicitação para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para que encaminhasse a amostra para o Rio de Janeiro na Fiocruz. A Secretaria de Saúde de Ituporanga aguarda ainda o resultado. De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Capital da Cebola, Geórgia Staudinguer, o paciente é o único é investigação no município e passa bem. “Ele já esta recuperado teve um caso considerado de leve a moderado. Ele já saiu do período de transmissão e está bem”, comentou.

 

A nova variante é o mesmo vírus SARS COV2, porem sofreu mutações na proteína de infecção que tornou o vírus mais transmissível. “Não sabemos se ele causa infecção mais grave, o que se sabe é que ele é mais contagioso. Então antes se uma pessoa transmitia para uma ou pra três, esse transmite para cinco ou para seis pessoas”, explicou.

 

SITUAÇÃO DE CASOS

 

Nos dados desta quinta-feira (18), Ituporanga está com 1.602 casos positivados sendo que 68 pacientes estão ativos para a doença. São sete pacientes positivados internados no Hospital Bom Jesus (HBJ) com complicações da Covid-19, quatro deles estão na UTI.

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

 

O município de Ituporanga tem seguido com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento 638 doses foram aplicadas, sendo 551 primeira dose e 87 segunda dose.


FONTE: PREFEITURA DE ITUPORANGA / RÁDIO EDUCADORA 90,3 FM

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

PUBLICIDADE