Rui Car
02/05/2020 15h55 - Atualizado em 02/05/2020 10h22

‘Isolamento social caiu apenas 4% com flexibilizações’, diz Araújo Gomes

Durante conferência online com a Facisc, comandante falou sobre ações da PM no combate à pandemia

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Nesta quinta-feira (30), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou uma conferência online para abordar sobre a segurança no Estado durante a pandemia de Coronavírus. Durante o encontro virtual, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, esclareceu as estratégias da corporação durante a crise.

 

“A capacidade de superar a crise, na visão da PM, depende da capacidade de reação. São sempre as primeiras medidas que impedem os desastres de tomarem proporções incontroláveis. Além disso, é preciso também uma capacidade de adaptação para calibrar as condutas conforme o cenário da crise vai se formando. Por isso tantas portarias e decretos em pouco tempo”, afirmou Araújo.

 

Segundo o comandante, a estratégia do Estado para combater o vírus segue duas frentes: A primeira, é reduzir a transmissão, através de ações como a quarentena, onde a PM tem a responsabilidade de fiscalizar se a população está seguindo as orientações. A segunda é realizada pelo executivo e tem como objetivo investir na capacidade de resposta, reforçando o sistema de saúde.

 

De acordo com Araújo, esses esforços foram essenciais para o achatamento da curva de contágio e para a possibilidade de retomada das atividades econômicas de maneira gradual. “A população se conscientizou, tanto que desde o último decreto, com liberações mais amplas, o índice de isolamento social, medido por geomonitoramento das pessoas que ficam fora de casa por mais de três horas, caiu apenas 4%”, destacou.

 

“O desafio agora é o processo de transição. O objetivo é sempre alcançar um patamar de segurança maior que o estabelecido antes do início da crise”, completou.

 

Para o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, o trabalho da Polícia Militar está sendo essencial no combate à pandemia. “Temos que enaltecer o trabalho da PM na ponta e também no comitê do governo. A postura informativa tem sido fundamental para auxiliar na tomada de decisão por parte das autoridades”, elogiou.

 

Fonte: RCN

Justen Celulares