Rui Car
29/12/2019 11h37 - Atualizado em 27/12/2019 10h37

Inep migra seis aplicativos para a loja virtual “Governo do Brasil”

Aplicativos são gratuitos e estão disponíveis nas lojas virtuais

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Estudantes, avaliadores, certificadores e parceiros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já podem acessar os aplicativos da instituição na nova plataforma criada pelo Governo Federal. O Inep disponibilizou seis aplicativos na loja on-line: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Avaliação in loco, Rede Nacional de Certificadores (RNC), Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), Banco Internacional de Pares Evaliadores (Bipe) e Censo Localiza.

 

Todos os aplicativos são gratuitos, entretanto, alguns são destinados a um público específico e exigem login e senha. A loja virtual está disponível para usuários do Google Play e da Apple Store.

 

O diretor de Tecnologia da Informação e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, integra o Banco de Talentos de Líderes da Transformação Digital. A formação do grupo de gestores da área de tecnologia da informação foi a primeira iniciativa do Governo Federal na identificação de líderes para a condução do processo de transformação digital.

 

Os representantes do banco de talentos têm o aval da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia para atuar na condução do processo de modernização. “O Inep foi uma das primeiras instituições a migrar todos os aplicativos para a plataforma unificada do governo”, destaca Mussi. “É um avanço positivo para o governo, mas principalmente para nossa instituição.”

 

Loja virtual – A gestão integrada dos aplicativos móveis atende ao projeto, disposto no Decreto 9.756/2019, de unificação de canais digitais do Governo Federal. A conta “Governo do Brasil” já possui 40 aplicativos publicados. Dezenas de novos aplicativos devem ser migrados para a loja on-line nos próximos meses. Os já disponíveis na loja virtual estão instalados e ativos em cerca de 7 milhões de dispositivos móveis em todo o país, volume que se expandirá à medida que novos forem transferidos.

 

Aplicativos disponíveis

Enem – O usuário tem acesso ao cronograma do Enem, mural de avisos, notícias, acompanhamento da inscrição e acompanhamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição. Qualquer pessoa pode acessar o aplicativo, porém o inscrito no exame, realizando o login, pode consultar suas informações pessoais, como local de prova e resultados de anos anteriores.

 

Avaliação in loco – Voltado aos profissionais que utilizam os instrumentos de avaliação in loco ao longo das visitas de avaliação do Inep.

 

RNC – A ferramenta, de uso restrito, é destinada a uma rede específica de colaboradores do Inep, que atua na certificação dos procedimentos de aplicação de exames e avaliações. O público-alvo são os certificadores, quase 60 mil pessoas.

 

Sigas – Tem o objetivo de monitorar e acompanhar o armazenamento, o transporte e o percurso de malotes das provas do Enem. Seu uso é destinado aos servidores do Inep, Correios, Telégrafos e Secretarias de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Bombeiros. O colaborador de cada instituição receberá um código validador que vai permitir o acesso ao aplicativo. O código é uma chave de segurança que permite a criação do login e da senha.  

 

Censo Localiza – Registro e informação da localização geográfica de escolas no Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente pelo Inep. O aplicativo deve ser utilizado pelos usuários do Sistema Educacenso, responsáveis pela declaração de suas escolas. O objetivo é melhorar as informações sobre a localização das instituições. Isso possibilitará o desenvolvimento de estudos e o acompanhamento de políticas públicas, levando em consideração também a análise do território.

 

Bipe – Este aplicativo é para uso exclusivo dos avaliadores capacitados para atuar no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (ARCU-SUL). Com ele, o avaliador pode atualizar seus dados, inserir arquivos, receber notícias e acessar documentos do sistema.

 

Conheça a Galeria de Aplicativos do Governo do Brasil

Confira os aplicativos do Inep no nosso portal

Acesse o Decreto n.º 9.756/2019          

Justen Celulares