Rui Car
15/05/2020 10h10

Hospital de Trombudo Central pede ajuda com doação de fraldas

Segundo ela, os pacientes utilizam de 22 até 25 pacotes de fraldas por mês

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Assim como outros hospitais filantrópicos, o de Trombudo Central enfrenta dificuldades para manter as portas abertas e oferecer um tratamento de qualidade. Para isso, conta com a ajuda da população da região. A unidade, que é especializada em cuidados prolongados e reabilitação, lançou uma campanha que propõe que a comunidade apadrinhe pacientes em situação de vulnerabilidade social através da doação de fraldas e outros itens de higiene pessoal.

 

A assistente Social, Rafaela Almeida, explica que hoje a unidade oferece tratamento para cerca de 50 pacientes, em sua maioria com problemas neurológicos como Alzheimer, Parkinson ou que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), e muitos não podem contar com a família para garantir itens básicos. “Alguns eram até moradores em situação de rua, outros idosos que não têm mais nenhum familiar e outros a família não tem condições de cuidar. A internação é custeada pelo SUS, mas apenas os medicamentos e os profissionais, então dependemos de doações para as fraldas, sabonete líquido, desodorante e hidratante”, relata.

 

Segundo ela, os pacientes utilizam de 22 até 25 pacotes de fraldas por mês e os municípios da região conseguem subsidiar uma pequena parte dessa quantia. O restante é arrecadado através de doações, inclusive de colaboradores do hospital, e quando não há outra alternativa, comprado pelo próprio hospital que há anos enfrenta dificuldades financeiras e é mantido com eventos como pedágios, entre outros.

 

Quem quiser contribuir, pode doar qualquer um dos itens e toda ajuda é bem vinda. “Para nós um pacote de fraldas já por mês e um sabonete líquido já fazem uma enorme diferença e nosso objetivo é abranger o maior número de pessoas que doam uma pequena quantidade para que todos possam manter essa ajuda por mais tempo”, disse.

 

Ajuda na conta de energia

 

Outra campanha que está sendo divulgada na cidade é para incentivar os moradores a contribuírem mensalmente com a unidade através de uma doação na conta de energia elétrica. Para contribuir basta preencher uma autorização e encaminhar para o hospital que o valor é descontado diretamente da fatura.

 

Uma live musical beneficente em Prol do Hospital de Trombudo Central também está marcada para este sábado às 16h e será transmitida ao vivo pela Vale TV Online.

 

Reportagem: Helena Marquardt/Diário do Alto Vale

Justen Celulares