Rui Car
04/07/2019 09h04

Hobus convida Napoleão para filiação ao PSD

O ex-tucano não deu a resposta a Hobus no telefonema, a conversa ainda vai continuar

Assistência Familiar Alto Vale
Upiara Boschi - NSC

Upiara Boschi - NSC

Delta Ativa

Ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes arriscou um gesto ousado em 2018 ao renunciar ao cargo para concorrer a vice-governador na chapa de Mauro Mariani (MDB), terceiro colocado na disputa. No início deste ano, outro gesto, desfiliou-se do PSDB quando sentiu que continuaria a reboque dos caciques tucanos. Desde então, o futuro do blumenauense é uma das grandes perguntas da política catarinense – aparentemente está próxima de ser respondida.

 

Nesta quarta-feira, Napoleão recebeu um telefonema do novo presidente do PSD catarinense, o deputado estadual Milton Hobus. Reforçou, agora como dirigente partidário, o convite para que o ex-prefeito ingresse no partido. Seria um reforço de peso para marcar um novo momento do PSD – uma fase pós-governo Raimundo Colombo e sem Gelson Merisio, segundo colocado na disputa pelo governo ano passado, já desfiliado da sigla.

 

O ex-tucano não deu a resposta a Hobus no telefonema, a conversa ainda vai continuar. Mas a tendência é que vá mesmo para o PSD. Desde o início do ano, Napoleão se aproximou do deputado estadual Júlio Garcia (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, e tem ouvido conselhos do ex-senador Jorge Bornhausen. Colombo é outro que gostaria de ver o ex-prefeito no partido – agrada-lhe o perfil moderado e conciliador.

 

Além dessas proximidades, a chegada de Hobus à presidência estadual também ajuda a pavimentar a filiação. Ambos têm boa relação desde 2011. Na época, o ainda vereador tucano Napoleão foi a Rio do Sul conhecer a gestão de Hobus na prefeitura. Preparava-se para concorrer a prefeito de Blumenau no ano seguinte e marcou agenda com secretários.

 

Estava em uma calçada quando parou um carro dirigido pelo então prefeito, que deixou os compromissos de lado para mostrar pessoalmente a administração da cidade ao vereador blumenauense. A afinidade virou parceria, mesmo com ambos em partidos diferentes.

 

Assim que assumiu o PSD-SC, semana passada, Hobus prometeu levar o partido para mais perto das bases, trazer os prefeitos para as decisões. Foi a essa a linha da primeira reunião da executiva estadual, esta semana, com mais prefeitos do que deputados, e a presença de Colombo. O novo presidente quer fazer uma série de filiações a partir deste mês. Começa com um evento em Navegantes, na semana que vem. Apresentando novas lideranças das cidades do Vale do Itajaí. Não estranhem se Napoleão Bernardes for uma delas.

Justen Celulares