Rui Car
14/03/2020 18h35

Governo de SC confirma mais dois novos casos de coronavírus.

Pacientes foram diagnosticados com a doença em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, após viagem à Europa

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O governo de Santa Catarina confirmou neste sábado (14) mais dois novos casos do novo coronavírus. No estado, cinco pacientes foram diagnosticados com a doença, 85 casos suspeitos estão sendo monitorados e 39 foram descartados. Em entrevista coletiva, a administração estadual, por meio do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (GRA), anunciou que vai suspender eventos públicos do Poder Executivo, assim como as visitas íntimas a detentos. As aulas nas escolas públicas estão mantidas.

 

Inicialmente, o governo anunciou que o estado tinha confirmado o primeiro caso de transmissão local do Covid-19, mas depois enviou nota dizendo que isso não ocorreu. Assim, Santa Catarina permanece no nível 2 do Plano de Contingência do Ministério da Saúde, que significa situação de perigo iminente.

 

Casos confirmados

Os dois novos casos confirmados da doença são de um casal que tem imóvel em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, e esteve na Europa recentemente. A mulher tem 59 anos e o marido, 65, informou a prefeita Cleci Veronezi. “Eles estão bem, estão em quarentena em um sítio. Duas enfermeiras do município estão em contato diário com eles” disse a gestora.

 

As aulas foram suspensas no município, que tem população estimada de 2,8 mil pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “A gente pede que as pessoas não entrem em pânico e que, se acharem que estão com a doença, que evitem ir ao posto de saúde, e sim, liguem que vamos mandar uma pessoa para atender em casa”, declarou.

 

Os outros três pacientes no estado com a infecção foram diagnosticados em Florianópolis, com dois casos, e em Joinville, com um paciente. As cinco pessoas com a doença em Santa Catarina estão em isolamento domiciliar e o tratamento é feito com medicações usadas contra a H1N1 e demais síndromes gripais e respiratórias, disse o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino.

 

Desde quinta-feira (12), os diagnósticos referentes ao coronavírus no estado têm sido feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que recebeu 500 kits para tal.

 

Recomendações

O estado pede que pessoas mais suscetíveis à doença, como idosos, evitem locais com reunião de público, assim como as que tiverem sintomas como febre, tosse e dor de garganta. E quem voltar a Santa Catarina após ter estado em local onde há circulação do vírus deve se isolar em casa por sete dias, independentemente de estar com quadro sintomático.

 

O secretário não recomendou que as pessoas que estão com sintomas compatíveis com a Covid-19 procurem, inicialmente, um hospital. “Procurem utilizar o telefone do Ministério da Saúde, 136. Se não conseguirem acesso, a primeira porta de entrada são os postos de saúde”, disse Zeferino. A airia dos casos será tratada em residência.

Justen Celulares