Rui Car
23/03/2020 08h27

Governo de SC amplia atividades essenciais e define que agroindústrias sigam ativas

O Estado está finalizando um decreto que será publicado nesta segunda-feira

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O governador Carlos Moisés da Silva, em vídeo na noite deste domingo, anunciou novas decisões econômicas em função das ações voltadas ao enfrentamento do coronavírus. Segundo ele, será editada uma portaria nesta segunda-feira informando sobre limitação de número de empregados em empresas e será divulgado um decreto para modular o que é atividade econômica essencial, com flexibilização para serviços ao longo de rodovias e informação para agroindústrias permaneçam ativas.

 

– Sobre o funcionamento de empresas, geramos na tarde de hoje uma portaria, que deverá ser publicada no Diário Oficial Extra de amanhã, que vai regular a quantidade de funcionários para a manutenção das atividades mínimas de empresas com atividades essenciais – disse o governador.

 

O Estado está finalizando um decreto que será publicado nesta segunda-feira, que vai modular o que é serviço essencial, informou Moisés. Segundo ele, será ampliado um pouco o leque dos serviços essenciais porque havia casos omissos. Além disso, para outros casos omissos, o Estado vai delegar ao Centro de Decisões da Saúde para que tome as decisões.

 

– Esse decreto também visa fazer com que a agroindústria permaneça ativa em Santa Catarina para que não tenhamos desabastecimento. Aliás, quero agradecer a todos os profissionais da agroindústria, aqueles que prestam serviços importantíssimos. O Estado de Santa Catarina é um celeiro por conta dessa gente que está todo dia no campo, na produção de proteína animal, trabalhando com as mãos e que não podem parar, assim como os profissionais da saúde e segurança não podem parar, também na segurança alimentar, na criação de animais, no abate. Então, será incluído no decreto que essa indústria seguirá trabalhando continuamente – explicou ele.

 

Além disso, o decreto vai informar que açougues, mercearias, padarias e peixarias podem continuar trabalhando normalmente, só devem evitar a aglomeração de pessoas, mantendo um metro e meio entre cada um dos clientes. Borracharias, restaurantes, lojas de conveniência, lanchonetes e afins podem continuar funcionando ao longo das rodovias. São segmentos que possibilitam que o transporte de carga se viabilize.

 

Fonte: NSC

Justen Celulares