Rui Car
30/07/2019 15h13

Golpe no WhatsApp que simula consulta ao FGTS alcança 100 mil pessoas

Ela pede para compartilhar o link com 10 amigos no WhatsApp para liberar o suposto saque

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A liberação de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) só começa em setembro, mas já levou a um golpe que se espalha pelo WhatsApp. Em nova campanha maliciosa, cibercriminosos prometem às vítimas meios de consultar o saldo e solicitar o saque do benefício. 

 

Segundo o dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, o golpe circula há somente dois dias no WhatsApp e já tem um alcance significativo. Nesse período, 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link que promete o saque do FGTS. 

 

A página exibe uma suposta pesquisa com perguntas como “Deseja sacar todo o seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Em seguida, quaisquer que sejam as respostas, o usuário é levado a uma nova tela. 

 

Ela pede para compartilhar o link com 10 amigos no WhatsApp para liberar o suposto saque. Para dar mais credibilidade à página, os autores do golpe ainda apresentam comentários falsos de pessoas que teriam conseguido sacar o FGTS. 

 

“O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futurar notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima”, explica o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni. 

 

“Além disso, ela é direcionada a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas”, continua. 

 

O especialista recomenda que os usuários fiquem alertas com promessas estranhas que são espalhadas na internet. Neste caso, a solicitação de um benefício ao governo com a exigência de que o link seja compartilhado com amigos no WhatsApp. 

 

 Com informações Tecnoblog

Justen Celulares