Rui Car
19/02/2017 08h48

FOTOS : Incêndio de grandes proporções em vegetação mobilizam Bombeiros na região

O caso foi registrado no dia de ontem

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa
Por volta das 16:07 horas, deste sábado (18) duas equipes dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foram mobilizadas para atender um incêndio em vegetação na rua Traugot Muller no bairro Pinheiro. Quando às equipes chegaram ao local, estas constataram que uma queima controlada de entulho, se espalhou rapidamente devido ao vento forte, vindo a atingir mais 3 propriedades com vegetação rasteira e plantação de diversas árvores, sendo que o local era de difícil acesso.
 
O incêndio ameaçava atingir um sítio e algumas residências onde populares já faziam o primeiro combate às chamas. Devido as proporções do incêndio, após iniciar o combate às chamas, imediatamente foi solicitado apoio dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, que mesmo com uma de suas equipes empenhadas em outro Incêndio, deslocou outra equipe em apoio aos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio.
 
Na sequência, também foi solicitado apoio do Caminhão pipa da Prefeitura de Presidente Getúlio e dos Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles, que prontamente se deslocaram para prestar apoio aos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio.
 
Bombeiros Voluntários de folga ao acompanhar a movimentação na cidade e mídias sociais da instituição, se colocaram à disposição e deslocaram até o local para prestar apoio às equipes já mobilizadas.
 
Uma retroescavadeira da Prefeitura também auxiliou na realização de aceiros (criação de espaço para diminuir as chamas e facilitar o combate ou evitar que o incêndio se alastrasse).
 
No momento do incêndio em vegetação citado, por volta das 16:43h ocorreu um princípio de incêndio na empresa NM Compensados, empresa do atual Prefeito Nelson Virtuoso, mas quando uma das equipes chegou ao local, os funcionários já haviam controlado o incêndio.
 
Ao saber da situação de que um incêndio de grandes proporções em vegetação ameaçava residências e que a equipe iria se deslocar novamente para o local, o senhor Nelson Virtuoso também se colocou à disposição e foi acompanhar os trabalhos dos bombeiros.
 
Segundo informações de um familiar do proprietário aonde se iniciou o incêndio, o mesmo colocou fogo em um monte de madeiras, vindo com o vento o fogo se espalhar rapidamente saindo do controle. O fogo atingiu três outras propriedades colocando em risco algumas residências de uma rua próxima.
 
O Incêndio atingiu aproximadamente 10 hectares das propriedades, foram utilizados cerca de 20 mil litros de água para o combate às chamas, aonde exigiu trabalho intenso de 30 Bombeiros Voluntários que trabalharam por mais de 3 horas na realização do Combate a Incêndio e Rescaldo utilizando também técnicas como abafamento através de batedores e bombas costais.
 
“Fui recolher a roupa do varal por que iríamos sair, foi então que percebi cinzas de queimadas no ar, e eram em grande quantidade. Chamei meu marido e fomos até a rua para ver, nos deparamos com muita fumaça acima de nossa casa. Comentamos que é um absurdo pessoas fazendo queimadas com este calor. Minutos depois o filho do proprietário passou de carro e vimos então que a fumaça estava muito próxima dá nossa casa, os Bombeiros foram muito ágeis e só temos a agradecer”, finalizou Maristela Wippel, moradora da residência próxima do incêndio.
 
Agradecimentos: 
Aos Bombeiros Voluntários de plantão que iniciaram os trabalhos.
Bombeiros Voluntários de folga que apoiaram na ocorrência.
Bombeiros Voluntários de Ibirama 
Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles.
Departamento de Obras com a retroescavadeira e o caminhão Pipa.
A população e proprietários das residências que estavam em risco que apoiaram os Bombeiros.
Ao Prefeito de Presidente Getúlio por todo o apoio cedido.
 
Colaboração matéria: Alex de Lima – Comunicação Social BVPG
Amarildo Molinari – Comandante BVPG
Justen Celulares