Rui Car
12/07/2019 16h07

Força-tarefa dá celeridade para projeto de contenção das cheias no Alto Vale

Para o presidente do IMA, a obra será positiva não só para Rio do Sul, mas também para Santa Catarina

Assistência Familiar Alto Vale
 Vista aérea de Rio do Sul - Informações: Governo de SC - Foto: Cleber Stassun/ Prefeitura de Rio do Sul

Vista aérea de Rio do Sul - Informações: Governo de SC - Foto: Cleber Stassun/ Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

Só quem vivenciou uma enchente sabe o significado de perder o que foi conquistado com tanto suor e trabalho. Cientes da importância de um plano de contingenciamento de cheias para a população do Alto Vale do Itajaí, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDE), em uma força-tarefa com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, deu andamento ao projeto de melhoramento fluvial na cidade de Rio do Sul que estava parado desde 2014.

 

O estudo, entregue nesta quinta-feira, 11, pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável, Lucas Esmeraldino, ao presidente do IMA, Valdez Venâncio, com a presença do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Junior, e do secretário adjunto da SDE, Amandio João da Silva Junior, propõe soluções para a contenção de cheias na região, um problema grave e histórico no município. Após a fase de licenciamento pelo IMA, a SDE deve liberar recursos na ordem de R$ 3,8 milhões para a execução das obras.

 

“A região do Alto Vale, principalmente a cidade de Rio do Sul, espera muito por este projeto, e a SDE, seguindo as premissas do governo Moisés, em uma sinergia com o IMA e a Defesa Civil, vai dar sequência a este licenciamento, após o desengavetamento do projeto tão esperado pela população. Só quem passou por uma enchente e quem sofreu a perda de vidas e de bens materiais sabe a importância destas obras”, destaca Esmeraldino.

 

Reunião deu andamento ao projeto – Foto: Gustavo Amorim/SDE

 

Amandio também reforçou a importância da obra. “Em 2011, eu e uma comunidade inteira perdemos tudo em uma catástrofe e hoje me sinto privilegiado em poder, ao lado do secretário Lucas, trazer este projeto de volta que vai fazer com que os anseios da população de Rio do Sul, conhecida como a capital do Alto Vale Itajaí, tenha, de fato, o andamento acelerado e necessário para desassorear o rio e fazer as margens. Tenho convicção que a sociedade ficará muito mais feliz e segura com o andamento destas obras”, reforçou Amandio.

 

O coordenador da Defesa Civil do Estado lembrou que os problema das enchentes é recorrente e um pedido histórico da população do Alto Vale. “Rio do Sul é bastante impactada pelas enchentes e, diante do apelo da população, para esta questão de limpeza do rio Itajaí-Açu, resgatamos um projeto que havia sido iniciado em 2014 e, agora, passará pela análise do IMA”, lembra João Batista.

 

Para o presidente do IMA, a obra será positiva não só para Rio do Sul, mas também para Santa Catarina. “A SDE e a Defesa Civil nos apresentaram uma necessidade da população para o controle de cheias e reduzir os riscos na região. Por ser uma obra emergencial, ela será analisada com este perfil”, ressaltou Valdez Venâncio. 

 

 Foto: Gustavo Amorim/SDE

Justen Celulares