29/10/2020 13h55

Fenômeno Lua Azul poderá ser visto em Santa Catarina; saiba quando

Evento cósmico acontece com o aparecimento de duas luas cheias dentro do mesmo mês

PUBLICIDADE
Fenômeno acontece no próximo sábado (Foto: Arquivo pessoal/Laura Marques)

Fenômeno acontece no próximo sábado (Foto: Arquivo pessoal/Laura Marques)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Após quase três anos, a Lua Azul poderá ser vista novamente no céu de toda Santa Catarina. A previsão é que o fenômeno aconteça no próximo sábado (31).

 

Segundo o Observatório Naval dos Estados Unidos, cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias e quando ocorre uma lua cheia no início do mês é provável que haja uma segunda no final.

 

No dia 1º de outubro, às 18h, foi registrada a lua cheia, e no próximo sábado, a partir das 11h, haverá lua cheia novamente. Normalmente o evento cósmico é registrado a cada dois anos e oito meses.

 

Apesar de ser denominada azul, a lua vai aparecer como de costume, nas cores cinza, branca e prateada. Segundo peritos, a lua ficou azul em poucas ocasiões, devido à poeira, cinza e fumo na atmosfera, provocadas por grandes erupções vulcânicas ou incêndios florestais.

 

A última vez que o fenômeno foi registrado foi nos dias 2 e 31 de março de 2018. E após 31 de outubro, o fenômeno deve ocorrer novamente em agosto de 2023.

 

FONTE: ND+

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

PUBLICIDADE